Revista Manutenção

nota técnica

Como a Internet das Coisas pode transformar a sua rede de água

O setor da água passou por enormes mudanças nos últimos 20 anos. Para garantir que as fábricas e redes continuassem a funcionar com segurança, era normal ter uma grande equipa de operações para realizar tarefas demoradas, como medições manuais. Hoje, somos amplamente capazes de operar estações de tratamento de água remotamente, o que é uma vantagem para a produtividade, precisão e eficiência.

Metrologia e manutenção: enquadramento

Neste artigo é feito um breve enquadramento da metrologia a nível nacional e internacional, diferenciada a metrologia legal da metrologia aplicada, definidos termos e interpretadas caraterísticas dos equipamentos de medição que devem ser conhecidas e estar devidamente assimiladas pelos responsáveis e técnicos que desenvolvem as suas atividades no âmbito da manutenção em qualquer área ou ramo de atividade. As referências disponibilizadas permitem ao leitor adquirir e aprofundar conhecimentos sobre tópicos que sejam do seu interesse. Em próximos artigos serão apresentadas e exemplificadas técnicas (ferramentas) que permitem controlar (e/ou avaliar) o desempenho de equipamentos (sistemas) de medição, para além de linhas de orientação sobre como estes devem ser geridos, incluindo a interpretação de certificados de calibração.

Ultrassons e análise de vibração: dois elementos-chave da manutenção preditiva

A análise de vibração tem sido desde há muitos anos a tecnologia preferida dos profissionais de manutenção para monitorizar a condição de rolamentos. No entanto, nos últimos anos, o uso de ultrassons ganhou o seu lugar como uma tecnologia muito popular para a monitorização da condição. A pergunta que muitos fazem hoje em dia é: qual é a melhor? Ultrasons ou vibração?

Segredos para a escolha correta do fluido hidráulico

Quando escolhemos o fluido hidráulico para o funcionamento ou a manutenção de um sistema hidráulico sob pressão de uma máquina, costumamos deparar-nos com as informações do fabricante do equipamento que são, geralmente, escassas e muitas vezes limitam-se inclusivamente a designar uma pequena lista de denominações comerciais do produto, sem entrarem em detalhe sobre as suas caraterísticas, especificações ou propriedades e outros fatores que devem ser tidos em conta quando selecionamos corretamente o óleo hidráulico a utilizar, como as pressões ou as temperaturas de trabalho do equipamento no seu meio habitual de uso.

Translate »