Revista Manutenção

Sistemas de Climatização - com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável

Sistemas de Climatização – com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável

O livro “Sistemas de Climatização – com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável” aborda essencialmente os sistemas de climatização nas vertentes aeráulica, hidráulica e de controlo que lhe estão subjacentes.

Autor: Rui Alberto de Cavaca Marcos
ISBN: 9789898927477
Editora: Engebook
Número de Páginas: 494
Edição: 2019
Idioma: Português

PVP: 46,75 €
Preço booki: 42,08 €

Sobre a obra

O presente livro aborda essencialmente os sistemas de climatização do tipo “tudo-ar”, nas vertentes aeráulica, hidráulica e de controlo que lhe estão subjacentes. Faz-se também, e como objetivo central do livro, o desenvolvimento específico para as situações com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável, numa perspetiva em que a eficiência e a economia de energia constituem a prioridade.

Nos sistemas de AVAC antigos todas as grandezas eram fixas, nomeadamente os caudais de ar, os caudais de água e as pressões destes, as velocidades de rotação de bombas e ventiladores, os pontos de regulação e as programações de funcionamento, entre outros. Porém, nos sistemas atuais e com o fim de garantir a melhor eficiência energética, todas as grandezas são (ou deveriam ser) variáveis, adaptadas às necessidades em tempo real das instalações, como a carga térmica, o número de ocupantes, os períodos de funcionamento, entre outros.

O livro “Sistemas de Climatização – com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável” aborda estas questões nas três vertentes referidas, primeiro e necessariamente para os sistemas com grandezas constantes, e depois para os sistemas com grandezas variáveis. Aborda ainda temas muito atuais, ligados à eficiência energética dos edifícios, como o Free-Cooling do lado do ar e do lado da água, o Demand Control Ventilation, o Pressure Reset Control e outros ligados à qualidade do ar interior.

Sobre o autor

Rui Alberto Cavaca Marcos é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo de Energia, pelo IST (1972), e em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica, pelo IST (1980). Frequentou o curso de Gestão do ISCTE promovido pela Ordem dos Engenheiros, em 1990. Trabalhou sucessivamente no MOP, Direção de Aeronáutica Civil (Luanda), Gabinete de Projetos Marc & Robat (Marobal), e como consultor técnico do quadro da CGD, na Direção de Património e Obras.

Em simultâneo, exerceu sempre funções de docência, primeiro no IST, na área de Eletrotecnia, e posteriormente no ISEL, na área de Climatização e Energia. Foi também formador em cursos para Peritos Qualificados da Adene / RCESE, no ISEL. Exerceu sempre a atividade privada como consultor e projetista de instalações de AVAC. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, Perito Qualificado do SCE / RCESE e vogal da Comissão Técnica da EFRIARC.

O livro “Sistemas de Climatização – com Volume de Ar Variável e Caudal de Água Variável” está disponível na livraria Booki.

Booki
Tel.: +351 220 104 872
info@booki.pt · www.booki.pt

Outros artigos relacionados