Revista Manutenção

Software de manutenção cloud

Software de manutenção cloud: o grande aliado das equipas técnicas

A gestão de Manutenção enfrenta vários desafios que podem ser facilmente resolvidos com tecnologia. Uma gestão otimizada destes processos é um dos alicerces da estratégia corporativa das empresas, que possibilita o acesso a informação fidedigna para uma tomada de decisão célere e assertiva. A chave para obter essa informação está no software de gestão de manutenção (CMMS).

Por que razão o software de manutenção é assim tão importante?

Cada empresa tem as suas próprias especificidades, mas todas dependem de uma gestão de ativos eficiente para se aproximarem das suas metas e objetivos a longo prazo.

O software de manutenção – ou CMMS (Computerized Maintenance Management System) em inglês – assegura o controlo global das atividades do Departamento de Manutenção. Com esta plataforma digital é possível registar qualquer informação sobre as operações, anexar fotos, vídeos e documentos às fichas de cada ativo e atualizar o estado das ordens de trabalho em tempo real, no terreno. Toda a informação registada passa a integrar o histórico de cada um dos ativos, permitindo conhecer rapidamente o seu desempenho, a quantidade de reparações e custos inerentes, tempo de vida útil e contributo para a rentabilidade da empresa.

O acesso a esta plataforma pode ser feito tanto através de um computador, como de um smartphone ou tablet, e permite aos profissionais de manutenção consultarem um calendário com as datas das operações e os custos associados a cada uma delas. Além do acesso a informação detalhada sobre cada equipamento, ainda é possível consultar o stock de peças sobressalentes disponíveis em armazém.

O software de manutenção surge com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade de todo o ciclo de manutenção das empresas, de forma a tornar-se no maior aliado do Departamento de Manutenção. Além disso, garante que as operações de manutenção são realizadas em conformidade com as normas internacionais de manutenção e seguidas a rigor pelas equipas técnicas.

Esta plataforma digital é, cada vez mais, crucial para gerir os ativos e os processos do dia-a-dia da manutenção. O software oferece as ferramentas necessárias para que as equipas técnicas e os responsáveis de manutenção trabalhem em sintonia na gestão das operações, potenciando os resultados e a produtividade de ambos.

Para compreender claramente as vantagens da implementação de um software de manutenção, apresento a seguir algumas razões pelas quais deve adotar esta ferramenta de gestão:

Quais são as principais vantagens do software de manutenção?

Redução dos custos associados à gestão de ativos

A programação dos planos de manutenção preventiva numa plataforma digital, com prazos pré-estabelecidos e que podem ter por base tanto o calendário como o funcionamento real dos equipamentos, permite prolongar o ciclo de vida útil dos ativos, evitando falhas e avarias que resultam em maiores despesas com a substituição ou reparação dos mesmos. Por outras palavras proporciona uma maior rentabilização do investimento efetuado no parque de ativos.

Madalena Trincão
Marketing & Communication Specialist
Valuekeep

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº150/151. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre Software de manutenção cloud

Outros artigos relacionados

Translate »