organização

Organização e gestão da manutenção em instalações perigosas

Este Dossier aborda um tema que, atualmente, é considerado de grande importância. Um local de trabalho…

Este Dossier aborda um tema que, atualmente, é considerado de grande importância. Um local de trabalho com um ambiente/atmosfera que seja considerado explosivo impõe uma atitude proativa por parte da Manutenção, a quem é pedida uma atenção e organização, para evitar “grandes” problemas e prevenir danos que poderão ser irreversíveis em qualquer empresa.

Este Dossier aborda um tema que, atualmente, é considerado de grande
importância. Um local de trabalho com um ambiente/atmosfera que seja considerado explosivo impõe uma atitude proativa por parte da Manutenção, a quem é pedida uma atenção e organização, para evitar “grandes” problemas e prevenir danos que poderão ser irreversíveis em qualquer empresa.

A proteção das pessoas e dos ativos é uma das premissas mais importantes e mais difíceis de executar do capítulo da Segurança, porque estão “em jogo” vidas humanas:

  • Tratamento médico/hospitalar,
  • Aparelhos a gás,
  • Transportes rodoviários,
  • Entre outros.

Sabemos que as operações de manutenção têm por base a prevenção, por forma a evitar a deterioração do estado de um ativo. Com uma Atmosfera Explosiva essa prevenção deverá atingir um patamar de organização tal,
que evite a união de um combustível com um comburente. A junção desses dois elementos poderá destruir não só o ativo, mas também o local onde se encontra instalado.

Para responder às diversas solicitações e evitar a ocorrência dessas “anomalias”, a Manutenção deverá ser dotada de meios humanos, técnicos e tecnológicos capazes de evitar acidentes nefastos.

O uso de produtos adequados e a existência de uma manutenção pensada e organizada são pontos que o Responsável da Manutenção deverá ter em atenção (exigências obrigatórias) para responder às exigências dos mercados e das normas de segurança nacionais e internacionais. Também o empresário (empregador) deverá colaborar com a Manutenção na deteção das possíveis fontes de explosão, facilitar ferramentas e formação técnica aos seus colaboradores para evitar a “criação” e/ou existência de uma Atmosfera Explosiva. O trabalho em tais ambientes deve ser realizado tendo por base um Manual ATEX (de cada empresa), onde são descritas as operações de cada posto de trabalho.

Sendo um tema importante, aconselhamos uma leitura atenta aos artigos apresentados a seguir.

Raúl Dória

O dossier “Organização e gestão da manutenção em instalações perigosas” é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº137. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

artigo

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »