Este Dossier aborda um tema que, atualmente, é considerado de grande importância. Um local de trabalho com um ambiente/atmosfera que seja considerado explosivo impõe uma atitude proativa por parte da Manutenção, a quem é pedida uma atenção e organização, para evitar “grandes” problemas e prevenir danos que poderão ser irreversíveis em qualquer empresa.
Este Dossier aborda um tema que, atualmente, é considerado de grande
importância. Um local de trabalho com um ambiente/atmosfera que seja considerado explosivo impõe uma atitude proativa por parte da Manutenção, a quem é pedida uma atenção e organização, para evitar “grandes” problemas e prevenir danos que poderão ser irreversíveis em qualquer empresa.
A proteção das pessoas e dos ativos é uma das premissas mais importantes e mais difíceis de executar do capítulo da Segurança, porque estão “em jogo” vidas humanas:
- Tratamento médico/hospitalar,
- Aparelhos a gás,
- Transportes rodoviários,
- Entre outros.
Sabemos que as operações de manutenção têm por base a prevenção, por forma a evitar a deterioração do estado de um ativo. Com uma Atmosfera Explosiva essa prevenção deverá atingir um patamar de organização tal,
que evite a união de um combustível com um comburente. A junção desses dois elementos poderá destruir não só o ativo, mas também o local onde se encontra instalado.
Para responder às diversas solicitações e evitar a ocorrência dessas “anomalias”, a Manutenção deverá ser dotada de meios humanos, técnicos e tecnológicos capazes de evitar acidentes nefastos.
O uso de produtos adequados e a existência de uma manutenção pensada e organizada são pontos que o Responsável da Manutenção deverá ter em atenção (exigências obrigatórias) para responder às exigências dos mercados e das normas de segurança nacionais e internacionais. Também o empresário (empregador) deverá colaborar com a Manutenção na deteção das possíveis fontes de explosão, facilitar ferramentas e formação técnica aos seus colaboradores para evitar a “criação” e/ou existência de uma Atmosfera Explosiva. O trabalho em tais ambientes deve ser realizado tendo por base um Manual ATEX (de cada empresa), onde são descritas as operações de cada posto de trabalho.
Sendo um tema importante, aconselhamos uma leitura atenta aos artigos apresentados a seguir.
Raúl Dória
O dossier “Organização e gestão da manutenção em instalações perigosas” é composto pelos seguintes artigos:
- Microsoft Excel versus CMMS
- Alexandre Veríssimo, ManWinWin Software (Navaltik Management, Lda.)
- Porque é que o teste da descarga parcial faz sentido
- Ole Kessler, OMICRON Energy Solutions
- Datacenters otimizados como uma equipa de competição automóvel
- Rita Lourenço, Schneider Electric Portugal
- Proteção de circuitos com conversores de frequência – abordagem prática
- Inspeção de equipamentos elétricos com ultrassons e infravermelhos
- Motores para áreas perigosas
- Pedro Maia, WEGeuro – Indústria Eléctrica, S.A.
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº137. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Termografia e Análise de Óleos” da edição 112 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Especial sobre lubrificantes” da edição 141 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Lubrificantes” da edição 113 da revista “Manutenção”;
- Artigo de opinião “Maximizar a fiabilidade e segurança da rede elétrica através dos serviços digitais” da revista “Manutenção”;
- Dossier “A Segurança na Manutenção” da edição 126 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Prevenção, manutenção e reparação” da edição 138/139 da revista “Manutenção”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Medição das fugas de ar comprimido e de gás
-
Impactos da Inteligência Artificial na Manutenção Técnica
-
Modernizar a manutenção: integração de tecnologia com sondas PTC
-
Vantagens da Inteligência Artificial na gestão da manutenção
-
Next-generation maintenance: harnessing the Internet of Things, Artificial Intelligence, robotics, and metaverse technologies