Monitorizando o fluido vital dos seus compressores frigoríficos e chillers

Monitorizando o fluido vital dos seus compressores frigoríficos e chillers

Porque maximizar a produtividade operacional e a eficiência de custos se torna cada vez mais importante para o crescimento sustentado e para a competitividade das empresas industriais e de engenharia em todo o mundo, os operadores estão cada vez mais à procura de novas formas de atingir a máxima eficiência. Isso tem levado mais operadores a reconhecer os benefícios da mudança para a utilização de óleos e massas de maior desempenho, respetivamente, nos seus compressores e nos seus motores elétricos. Combinando isto com uma análise de óleo cuidada e regular, pode-se ainda aumentar a probabilidade de estender os intervalos de mudança de óleo, garantindo simultaneamente a proteção contra o desgaste do equipamento e evitando avarias com o consequente tempo de inatividade.

A análise aos óleos usados é um dos serviços de manutenção mais valiosos que os fabricantes de lubrificantes podem oferecer. Este serviço é oferecido estabelecendo com o cliente um programa dinâmico de análises, onde é escolhido o pacote de ensaios mais indicado para monitorizar o estado do óleo utilizado e o equipamento. Isto vai permitir avaliar o estado de todos os componentes essenciais que trabalham com os lubrificantes e fornecer informações úteis para ajudar a determinar o estado dos lubrificantes em serviço. Usando um programa de monitorização regular, apoiado pela orientação de especialistas, os responsáveis pela manutenção podem maximizar a aplicação de lubrificantes de alta qualidade e identificar sinais precoces de contaminação e de desgaste para ajudar a ter mais controlo sobre a gestão do tempo de inatividade e aumentando a vida útil do equipamento.

Para que os engenheiros possam melhorar a produtividade e potencialmente aumentar a rentabilidade através do lubrificante e dos equipamentos de controlo, há uma série de elementos a serem considerados.

Começar pelo básico

Os responsáveis pela manutenção são aconselhados a definir sempre planos de amostragem para que os problemas do equipamento possam ser detetados precocemente. A realização de análises normalmente é sempre menos onerosa do que uma reparação ou uma paragem da produção. Os padrões da indústria recomendam a amostragem anual dos compressores. No entanto, uma amostragem mais frequente é altamente recomendada se houver níveis anormais de elementos de desgaste ou contaminantes, se houver um aumento da temperatura do compressor ou depois de uma grande reparação.

Lubrigrupo

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº159. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »