Manutenção preditiva

Manutenção preditiva na Indústria 4.0

A Manutenção é uma área / setor de grande importância para que uma empresa possa atingir os objetivos…

A Manutenção é uma área / setor de grande importância para que uma empresa possa atingir os objetivos a que se propõe alcançar.

Numa altura de grandes desafios, colocados pelo “mercado”, a Manutenção depara-se com diversos tipos de solicitações a que deverá dar respostas, sob pena de impedir a respectiva empresa de se apetrechar para as inúmeras “exigências” e dúvidas.

A produtividade de uma linha de produção é baseada na disponibilidade de cada máquina / equipamento (para além da qualificação do operador e a qualidade da matéria prima).

Sabemos que as máquinas (e as instalações) sofrem diversos tipos de desgaste no decorrer do seu ciclo de vida, pelo que deverá a Manutenção encontrar soluções para antecipar e evitar as paragens e o aparecimento de falhas intempestivas em máquinas e componentes.

Dada a atual complexidade dos equipamentos (colocados pelo novo conceito – Indústria 4.0), pensamos que a Manutenção Preditiva deverá ser a resposta ideal para que o Responsável da Manutenção (RM) possa preparar uma intervenção antes que ocorra uma anomalia.

A Manutenção Preditiva tem por base o controle constante dos diversos equipamentos que estejam em funcionamento, através de um programa de monitorização regular e de testes da condição e desempenho dos
mesmos. Com tempo, poder-se-á agendar uma reparação antes que ocorra uma paragem grave e dispendiosa. É um método que tem como fim indicar, por meio de um sistema informático, as condições de funcionamento de cada equipamento.

Tem como vantagens:

  • a possibilidade de previsão das intervenções;
  • eliminação das inspecções físicas;
  • redução das intervenções correctivas. e desvantagens:
  • Requer um maior investimento:
    • a nível de formação dos técnicos;
    • de equipamentos de controle e análise tecnológico.

O desafio da Manutenção é conciliar as suas experiências com as soluções tecnológicas atuais, disponíveis no mercado, para obtenção de maior produtividade e dar resposta às solicitações do “mercado”.

Raúl Dória

O dossier Manutenção preditiva na Indústria 4.0 é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº144. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

artigo

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados