Revista Manutenção

manutenção inteligente na indústria

Quais as vantagens da manutenção inteligente na indústria?

Atualmente, em vários setores industriais, as linhas de produção contam com equipamentos inovadores e com tecnologia de ponta, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e aumento da eficiência na produção. Estes equipamentos devem ser sujeitos a manutenções ao longo do tempo, de forma a mantê-los sempre operacionais e com um maior tempo de vida útil. Deste modo, a Manutenção Industrial revela-se um mecanismo fundamental para vários setores industriais.

O que é a manutenção industrial?

A manutenção industrial consiste num conjunto de práticas operacionais, técnicas e administrativas, com o objetivo de manter, repor ou reparar peças ou equipamentos que desempenhem uma função nos processos produtivos industriais.

A manutenção industrial é fundamental pois garante a segurança dos trabalhadores, produtividade e qualidade de vida laboral, o que contribui para as melhores condições de trabalho.

Existem vários tipos de manutenção industrial, mas há 3 tipos que são geralmente considerados:

  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é uma estratégia de manutenção proativa, cujo objetivo é evitar avarias. Este tipo de manutenção consiste na análise de dados e algoritmos preditivos predefinidos, que estimam quando é que uma avaria poderá ocorrer. E assim, são programadas as atividades de manutenção, tendo em linha de conta essas previsões.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva consiste em intervenções que previnem avarias e diminuem a probabilidade de um equipamento falhar. Ou seja, é um tipo de manutenção planeada que se realiza mesmo quando um equipamento mantém a sua capacidade operacional.

Manutenção Corretiva

A Manutenção corretiva é a atividade técnica executada depois da ocorrência de uma avaria e tem como objetivo reparar o equipamento para voltar a funcionar como pretendido, quer pela sua reparação ou por substituição de componentes ou total.

Manutenção Inteligente

Com a evolução da indústria e da inteligência artificial, surgiu um mecanismo de manutenção mais aprimorado, chamado de manutenção inteligente.

REIMAN, Lda.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº150/151. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »