A “Manutenção de Rolamentos” é o tema que o Dossier Técnico da revista “manutenção” propõe para análise e reflexão dos colegas/leitores.
Sabemos que tem uma grande importância para os responsáveis de manutenção de Unidades Industriais; os responsáveis de empresas de transportes; projetistas de certos equipamentos elétricos e na constituição de cada um dos equipamentos onde é aplicado.
Desde muito novos que ouvimos falar das corridas de “carrinhos de rolamentos (os rolimãs)”. O que muitos de nós desconhecem é que o uso do rolamento, poderá ter tido início na Escandinávia, por volta do ano 4.000 A. C.. Posteriormente, as civilizações clássicas da Grécia e de Roma, dos Celtas e mesmo Leonardo da Vinci contribuíram para desenvolvimentos do que viria a ser o que é atualmente conhecido como rolamento.
Definição
Um rolamento pode ser definido como uma peça (constituída por vários elementos) que serve para apoiar o movimento de componentes de uma
máquina, e evitar a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira. Dos vários tipos de rolamentos existentes, muitos são uma combinação de 3 elementos (de aço com crómio): anéis com pistas (internos e externos); corpos rolantes (esferas ou rolos); um elemento retentor que é a gaiola.
Classificação
São divididos em dois grupos principais: rolamentos de esferas e classificados de acordo com a configuração dos seus anéis, rolamentos de rolos, classificados de acordo com a forma dos rolos.
Algumas vantagens
São padronizados internacionalmente, são de fácil lubrificação; podem suportar cargas simultaneamente, tanto axialmente, como radicalmente.
A seleção de um rolamento para uma determinada aplicação obedece a alguns pormenores como espaço disponível; cargas a serem utilizadas; deslizamentos; ajustes apropriados (tendo em atenção às folgas, à precisão, às velocidades e aos deslocamentos); o tipo de suporte; tipo de quantidade de lubrificante e manutenção.
Manutenção
A manutenção de um rolamento é um aspeto muito importante, que os técnicos devem ter em atenção. Há uma série de procedimentos que devem ser respeitados, sob pena de reduzir o seu ciclo de vida e provocar alterações das condições com que tinham sido dimensionados.
Os responsáveis de manutenção e os técnicos que lhe estão adstritos, deverão ter a perfeita noção de que um rolamento sem manutenção provoca, em pouco tempo, uma paragem de um equipamento, de uma linha de produção, ou mesmo de uma unidade industrial, o que acarretará prejuízos para o empresário.
Alguns dos fatores que podem provocar desgastes a um rolamento e afetar o seu ciclo de vida deverão ser evitados, tais como: poeiras, cargas, humidades; defeitos de montagem, deficiente lubrificação, e mais importante a falta de formação e de pessoal qualificado.
Para que o ciclo de vida de um rolamento seja o maior possível, deverão ser previstas rotinas de manutenção, que deverão ser executadas por pessoal técnico com formação adequada e com apoio de equipamento de análise e diagnóstico.
Com esta apresentação, pretendemos relembrar certos conceitos (para os técnicos com mais experiência) e transmitir esses mesmos conceitos aos “mais novos”.
Raúl Dória
O dossier “Manutenção de Rolamentos” é composto pelos seguintes artigos:
- A importância da lubrificação de rolamentos
- Monitorização online de lubrificantes em rolamentos
- Processamento de sinal “Envelope” para análise de vibração de rolamentos em equipamentos dinâmicos
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº112. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo técnico-comercial “NTN-SNR expande a sua gama de mancais bipartidos de grandes dimensões SNCD” da revista “Manutenção”;
- Dossier “Especial sobre lubrificantes” da edição 141 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Especial lubrificantes” da edição 137 da revista “Manutenção”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Medição das fugas de ar comprimido e de gás
-
Impactos da Inteligência Artificial na Manutenção Técnica
-
Modernizar a manutenção: integração de tecnologia com sondas PTC
-
Vantagens da Inteligência Artificial na gestão da manutenção
-
Next-generation maintenance: harnessing the Internet of Things, Artificial Intelligence, robotics, and metaverse technologies