instalações elétricas

Manutenção de instalações elétricas

O presente número do Dossier Técnico está direcionado para as Instalações
Elétricas e a sua manutenção.

O presente número do Dossier Técnico está direcionado para as Instalações Elétricas e a sua manutenção. É importante referir que pequenos pormenores (e também grandes) fazem toda a diferença no nosso dia-a-dia, caso não sejam previstas rotinas de manutenção, para que o resultado final seja a poupança de energia (na otimização da iluminação, no dimensionamento correto de condutores, e outros).

Todas as instalações elétricas devem, para além de outras regras técnicas, ser mantidas de acordo com uma listagem de ações que a manutenção deve executar, sob pena de provocar danos a pessoas e/ou bens. Em caso extremo, a falta de manutenção poderá, mesmo, provocar a morte de um ser humano. A energia elétrica “não se vê, mas sente-se” e, dependendo do grau de atividade/intervenção da manutenção, essa sensação poderá ser letal. A parte elétrica de um apartamento, de um posto de transformação, de uma unidade industrial, de uma aeronave, de um navio, e outros, apesar das diferenças de dimensões, tem pontos em comum onde a Manutenção desempenha um papel importantíssimo, quer como projetista, quer como executor de tarefas. Uma das suas prioridades é o estabelecimento da frequência com que devem ser executadas as ações/rotinas da Manutenção (Preventiva Sistemática e Condicionada).

A existência de um programa de intervenções, elaborado com um mínimo de cuidados, irá resultar numa poupança de energia no global, o que hoje em dia é um dos grandes fatores de competitividade empresarial. É o contributo da Área Elétrica da Manutenção para um melhor planeamento e racionalização dos custos. Nas páginas seguintes são apresentados trabalhos onde são abordados temas da área elétrica da Manutenção. São descrições de vários tipos de ações que devem ser executadas por profissionais qualificados: inspeções, limpezas, verificações diversas, manutenção geral e manutenção com aplicação de equipamentos especiais. Tudo o que acima foi escrito, para além de proporcionar uma economia de energia, tem em vista garantir a conformidade das instalações elétricas e dos equipamentos, por forma a evitar os perigos para as pessoas e os danos nos bens e nos equipamentos instalados, garantindo a segurança de todos.

Raúl Dória

O dossier “Manutenção de instalações elétricas” é composto pelos seguintes artigos:

  • Técnicas de manutenção em linhas de transmissão de energia
  • Manutenção de Instalações Elétricas: Como evitar trabalhos corretivos
    • Luiz Alberto Verri, Engenheiro Eletricista, Mestre em Qualidade.
  • Inspecionar motores elétricos

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº113. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »