produção

Linhas de Produção e a sua Manutenção

A leitura do presente Dossier remete-nos para algumas questões que devem ser enumeradas e priorizadas, para…

A leitura do presente Dossier remete-nos para algumas questões que devem ser enumeradas e priorizadas, para que o Responsável da Manutenção possa ter sucesso no seu trabalho diário. Algumas ideias serão abordadas nas páginas seguintes.

A globalização da economia, o aumento da competitividade e as
mais variadas solicitações, fazem com que os mercados sejam cada vez mais agressivos nos mais variados pedidos.

Ao Responsável da Manutenção de uma empresa é exigido um comportamento e trabalho em equipa; não deve pensar que a Produção só
diz respeito ao “seu” Responsável. O sucesso de uma empresa é o resultado do somatório do esforço e ações de todas as suas áreas e pessoas que a compõem.

No caso concreto de uma unidade industrial, sabemos que uma linha de Produção é desenvolvida para dar resposta a uma estratégia industrial que foi, previamente, pensada para a obtenção de um produto final, onde deverão ser incorporadas as “mais-valias” para que o projeto possa ser rentável.

Para que as metas e os desafios sejam atingidos, a Manutenção deverá desenvolver e aplicar ações (técnicas, administrativas e de gestão) que promovam a disponibilidade dos ativos à sua responsabilidade.

Um das ações a ter em atenção é a existência de um programa de Manutenção, que permitirá controlar (diminuir ou mesmo evitar) as paragens/indisponibilidades dos equipamentos de uma Linha, com os consequentes atrasos nas respostas aos pedidos dos clientes (com a respetiva perda de uma quota de mercado), para além de um controlo efetivo dos custos (análise do ciclo de vida de cada ativo).

A informação recolhida e analisada permitirá ao Responsável da Manutenção tomar decisões em tempo útil, para que a Produção possa cumprir a sua tarefa e responder às solicitações que lhe chegam dos vários mercados.

Uma boa estratégia de manutenção terá como consequência uma excelente resposta da Produção.

Raúl Dória

O dossier Linhas de Produção e a sua Manutenção” é composto pelos seguintes artigos:

  • Elaboração de um diagrama de manutenção aplicado à Mini-Fábrica e à moagem de malte (1.ª Parte)
    • Adriano A. Santos, João Gonçalves, Alcides Gonçalves
  • Caso Grupos Homogéneos (GH)
    • Rui Assis
  • Principais aspetos sobre manutenção para sistemas industriais
  • Controlo do movimento e variação de velocidade
  • Acrescentar tecnologias inteligentes às linhas de produção na nova economia digital
  • Manutenção na Indústria 4.0: ativos inteligentes, conexões cloud e manutenção preditiva

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº135. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

artigo

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados