Lean Maintenance

Lean Maintenance

O tema principal que o Dossier Técnico propõe para este número da revista “manutenção” tem a ver com Lean Maintenance.

O tema principal que o Dossier Técnico propõe para este número da revista “manutenção” tem a ver com Lean Maintenance. Sendo uma nova “filosofia”, procuramos dar respostas às muitas dúvidas e questões sobre este tema.

Lean Maintenance é um conceito com uma grande importância para as áreas da Manutenção (e Produção) e, consequentemente, para as empresas onde estão integradas.

A implementação do conceito “Lean” não é fácil; obriga a uma
definição de prioridades.

O pensamento “Lean” baseia-se na melhoria contínua do desempenho operacional, através da eliminação sistemática do desperdício, com a consequente criação de valor.

Aparece na sequência do “JUST IN TIME” (JIT) e da “TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE” (TPM) – é uma mudança no modo de gerir o sector da Manutenção de uma empresa.

Tem por base o comportamento e o envolvimento das pessoas (trabalho em equipa), fazendo com que se comprometam com uma atitude proactiva, que sejam humildes e que procurem uma constante actualização técnica (teóricas e práticas), tendo em atenção os equipamentos e as instalações.

Impõe uma mudança de atitudes de toda a hierarquia da manutenção. O mercado e a competição a nível global obriga a que as empresas procedam a reajustamentos no planeamento das respectivas unidades produtivas, o que constitui um grande e constante desafio para quem gere a manutenção.

O responsável de manutenção terá de pensar Lean (magro/delgado) na Manutenção, isto é, reduzir os tempos mortos e desperdícios antes, durante e depois das intervenções (nos equipamentos e nas instalações), através de actividades planeadas/programadas e de um sistema descentralizado de gestão de materiais – significa eliminar desperdícios associados à manutenção.

Como em tudo na vida, e também na adopção do conceito “Lean”, deverá existir, por parte dos decisores, muito Bom Senso para evitar perturbações no processo produtivo de cada empresa.

Neste dossier serão apresentados vários artigos, com informações preciosas sobre os conceitos do pensamento Lean na manutenção.

Raúl Dória

O dossier Lean Maintenance é composto pelos seguintes artigos:

  • Introdução à SIX SIGMA Maintenance ScoreCard
    • Carlos Cabrita, UBI
  • Redução de Tempos de Intervenção Através de Técnicas Lean
  • Repensar a Função Manutenção Centrando-a no pensamento Lean
    • João Paulo Pinto, Comunidade Lean Thinking
  • Manutenção Lean com Aplicação Técnicas: Qualidade na Análise Preditiva de Fiabilidade
    • Suzana da Silva Lampreia e Rui Ribeiro Parreira, Escola Naval
  • A Definição das Responsabilidades da Manutenção na Produção
    • Henrique Marques, ATEC
  • Inovação Sistemática e Manutenção Lean

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº110/111. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados