A Gestão das Instalações (GI) é uma área multidisciplinar que combina a coordenação dos espaços e
das infraestruturas, com a atenção às pessoas e o impacto nos locais de trabalho das organizações.
Uma manutenção adequada é responsável por:
- aumentar a vida útil das Instalações (deterioram-se com o tempo e com a respetiva utilização);
- evitar falhas que possam comprometer o normal funcionamento das atividades;
- manter as boas condições dos elementos estruturais;
- reduzir os custos de exploração (e de paragens intempestivas), tendo em atenção a funcionalidade, o conforto e a segurança dos utilizadores.
A ISO 41001:2018 estabelece os requisitos para a Gestão de Instalações. Nos últimos anos, a GI tem sofrido um assinalável desenvolvimento, devido às necessidades de melhoria das condições de exploração das instalações.
A equipa responsável terá de assegurar/garantir a laboração diária dos edifícios com os técnicos (internos e/ou externos) que estão adstritos – a gestão eficiente das Instalações tem a ver com conforto e com os custos de intervenção das mesmas.
Os serviços coordenados e supervisionados pelas equipas da GI podem ser divididos em 2 áreas distintas:
- Serviços “rígidos” (hard services) – são os serviços de maior complexidade técnica, tais como manutenção, reparações, gestão de ocupação de espaços, gestão da propriedade, gestão de contratos, engenharia, entre outros;
- Serviços “macios” (soft services) – estão incluídos os serviços mais correntes e de menor complexidade, tais como serviços de gestão de documentos, aprovisionamento de material de escritório, logística, tecnologias de informação (TI’s), higiene e segurança, marketing, gestão de recursos humanos, limpezas e as pequenas intervenções.
Os serviços prestados pela GI são divididos em:
- Serviços ao Cliente – serviços de apoio interno aos vários setores de uma organização;
- Serviços de Gestão Energética – gestão dos consumos de água, de energia elétrica, de gás e de resíduos;
- Serviços de Engenharia – manutenção de sistemas críticos para as instalações, manutenção técnica assegurada por engenheiros e arquitetos;
- Serviços de Operações de Edifício – manutenção preventiva e pequenas reparações, limpeza, segurança, serviço de mudanças,
O Gestor das Instalações deverá:
- codificar cada um dos Ativos;
- definir objetivos, em ligação com os vários “interlocutores” de cada instalação;
- elaborar um conjunto de critérios e regras de funcionamento;
- planear as várias ações de manutenção, também em coordenação com os fabricantes/ fornecedores;
- controlar as ações propostas;
- dispor de um sistema informático para elaboração dos vários tipos de análises, com a contabilização dos custos das intervenções propostas;
- definir os recursos ideais para atingir um nível de qualidade;
- criar um histórico das diversas intervenções;
- formar os vários atores de cada instalação.
Raúl Dória
O dossier “Instalações e a sua manutenção” é composto pelos seguintes artigos:
- Monitorização de Ativos Físicos Industriais com recurso a soluções IIoT
- José Sobral, Pedro Santos, Matilde Pato, Nuno Datia
- Instalação e a sua Manutenção
- Cláudia Passeira, CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
- Breve introdução à manutenção autónoma
- João Nunes Marques, Navaltik Management, Lda
- Proteção de circuitos com conversores de frequência – abordagem prática
- Luís Reis Neves, SEW-EURODRIVE Portugal
- Fiabilidade de Equipamentos Elétricos através da Inspeção por Ultrassons
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- Artigo “Interação da Manutenção com a Filosofia Lean e a Indústria 4.0” da edição 153 da revista “Manutenção”
- Dossier “Manutenção Inteligente” da edição 150/151 da revista “Manutenção”;
- Artigo “A manutenção baseada em condições é um “must” para a infraestrutura de distribuição elétrica” presente na revista “Manutenção”;
- Dossier “Dossier sobre Manutenção de Edifícios e Infraestruturas” da edição 148 da revista “Manutenção”;