Revista Manutenção

Impacto do 5G na manutenção de edifícios

Impacto do 5G na manutenção de edifícios

A implementação da tecnologia 5G trouxe uma série de benefícios e avanços para diversos setores como, por exemplo, as cidades inteligentes, o transporte de carga e de passageiros, a indústria, a construção, a logística ou a transmissão de eventos em direto e a manutenção de edifícios não fica de fora dessa revolução.

Neste artigo, discutiremos o impacto do 5G na manutenção de edifícios, explorando as vantagens e mudanças que esta tecnologia está a trazer para esse campo específico.

1. Conectividade de alta velocidade e baixa latência

A conectividade de alta velocidade e baixa latência do 5G é uma das principais vantagens para a manutenção de edifícios. Com essa tecnologia, os dispositivos conectados podem comunicar de forma rápida e eficiente, por exemplo, com menos perda de pacotes de dados. Isto permite que sensores instalados nos edifícios transmitam dados em tempo real de forma determinística para as equipas de manutenção, facilitando a identificação e a resolução de problemas antes mesmo que os utilizadores se apercebam. Por outro lado, uma vez que se trata de um espetro licenciado, não existem interferências, tal como pode acontecer no tradicional Wi-Fi 802.11.

A alta velocidade do 5G também possibilita a transmissão de vídeo de alta qualidade, permitindo que especialistas forneçam suporte remoto aos técnicos de manutenção, utilizando câmaras de alta resolução. Com isso, problemas complexos podem ser diagnosticados e solucionados rapidamente, melhorando a eficiência e a agilidade dos processos de manutenção.

2. Monitorização avançada e manutenção preditiva

A tecnologia 5G permite a monitorização avançada dos sistemas e equipamentos dos edifícios, possibilitando uma manutenção mais preditiva. Sensores conectados em rede recolhem dados em tempo real sobre o desempenho e a condição dos sistemas como iluminação, climatização, segurança e controlo de acessos, em que toda a informação recolhida pode, por exemplo, ser enviada através de routers 5G, enquanto a grande maioria dos sensores ainda não possuem comunicação 5G integrada.

Esses dados são analisados utilizando algoritmos avançados, permitindo a deteção precoce de falhas e a previsão de problemas futuros. Com base nessas informações, a equipa de manutenção pode agendar intervenções preventivas, evitando paralisações inesperadas e reduzindo os custos de manutenção a longo prazo.

A manutenção preditiva, impulsionada pelo 5G, oferece uma série de benefícios. Ela aumenta a fiabilidade dos sistemas, reduz o tempo de inatividade e minimiza os custos de manutenção corretiva. Além disso, a manutenção programada, com base em dados de tempo real, otimiza a eficiência operacional, garantindo um melhor desempenho dos sistemas dos edifícios.

3. Manutenção remota e colaboração

Uma das principais transformações trazidas pelo 5G é a capacidade de realizar manutenção remota e permitir a colaboração entre equipas de especialistas e técnicos, independentemente das suas localizações geográficas. Com a baixa latência (atraso no envio dos dados) e a alta largura de banda do 5G, é possível realizar diagnósticos em tempo real e fornecer orientações precisas para a equipa de campo.

Os especialistas podem aceder aos sistemas do edifício e colaborar remotamente, visualizando dados e informações relevantes. Eles podem até interagir com os equipamentos, realizar testes e ajustes, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes no local. Isso reduz a necessidade de deslocações e possibilita uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência ou manutenção complexa.

Nuno Soutinho
Gestor de Produto IOT
F.Fonseca, S.A.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº158. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre Impacto do 5G na manutenção de edifícios

Outros artigos relacionados