O dossier técnico desta edição aborda Impacto da manutenção no mundo 4.0.
A Manutenção de uma qualquer empresa tem sido sempre considerada como o “parente pobre” de toda a organização – uma área que pode ser negligenciada (há outras mais importantes!!). Os Responsáveis pela Gestão esquecem que, para responder às solicitações de um mercado cada vez mais global e exigente, têm de ser encontradas respostas que deverão ser partilhadas pelas áreas Comercial, da Qualidade, da Produção, dos Recursos Humanos, com o contributo técnico da Manutenção (experiências, soluções técnicas, formação).
Os Responsáveis pela Gestão esquecem que, para responder às solicitações de um mercado cada vez mais global e exigente, têm de ser encontradas respostas que deverão ser partilhadas pelas áreas Comercial, da Qualidade, da Produção, dos Recursos Humanos, com o contributo técnico da Manutenção (experiências, soluções técnicas, formação).
Ao Responsável da Manutenção (RM) de uma empresa Industrial, de Serviços, de Transportes, de um Hospital (entre outros tipos) são-lhe exigidas competências (técnicas, de gestão, de recursos humanos) para responder às procuras de um mercado em constante “efervescência”.
Atualmente, o RM enfrenta sérios desafios, colocados pelo novo conceito – Indústria 4.0 (ou 4.ª Revolução Industrial), que não é mais do que a aplicação das inovações tecnológicas atuais às diversas fases da produção em conjugação com a aquisição e tratamento de dados em tempo real, o que permite uma tomada de decisões também em tempo real.
A nova filosofia com que o RM está confrontado exige respostas capazes aos desafios tecnológicos que lhe são propostos – Sistemas de Produção Inteligentes, que privilegiam a interligação de máquinas com os sistemas de informação, nas diversas fases de produção, por forma a criar “sistemas inteligentes” de controlo da produção (ao longo de cada um dos pontos da cadeia de valor de um produto).
Fruto da experiência adquirida ao longo dos anos, e com a apresentação de solução técnicas que auxiliam todo o tipo de Produção, a Manutenção consegue estar preparada para os novos patamares de exigência. O agendamento das suas intervenções, com a possibilidade (e técnicas) de antecipar a ocorrência de falhas em cada uma das máquinas e ajustar/diminuir as falhas não previstas, permite controlar e restringir ao mínimo, as paragens não previstas (intempestivas).
“Internet das Coisas” (IOT), CLP’s, Sensores, RFID, são algumas das tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0 e que serão o dia-a-dia do RM, obrigando-o a uma permanente atualização de conhecimentos e pesquisa de novas soluções são desafios apetecíveis para qualquer “homem” da Manutenção.
Raúl Dória
O dossier “Impacto da manutenção no mundo 4.0″ é composto pelos seguintes artigos:
- Ser inteligente na era da manutenção inteligente
- Rodrigo Cabral, Managing Director, Navaltik Management – Organização da Manutenção, Lda.
- Manutenção preventiva e corretiva. Conheça as diferenças!
- Madalena Trincão, Valuekeep
- Sistema de monitorização e gestão de energia: um aliado à manutenção e indispensável na Indústria 4.0
- Domingos Bento, Gilberto Moreira, Isabel Novais, Ricardo Santos e Sebastião Carvalho, A. Ramalhão
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº142/143. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Manutenção preditiva na Indústria 4.0” da edição 144 da revista “Manutenção”;
- Artigo “Contributos das cadeias de Markov na disponibilidade dos ativos físicos e da economia circular (2.ª Parte)” da edição 140 da revista “Manutenção”;
- Artigo “Contributos das cadeias de Markov na disponibilidade dos ativos físicos e da economia circular (1ª parte)” da edição 138/139 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Prevenção, manutenção e reparação” da edição 138/139 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Manutenção, o pilar da competitividade” da edição 136 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Linhas de Produção e a sua Manutenção” da edição 135 da revista “Manutenção”;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Medição das fugas de ar comprimido e de gás
-
Impactos da Inteligência Artificial na Manutenção Técnica
-
Modernizar a manutenção: integração de tecnologia com sondas PTC
-
Vantagens da Inteligência Artificial na gestão da manutenção
-
Next-generation maintenance: harnessing the Internet of Things, Artificial Intelligence, robotics, and metaverse technologies