Impacto da manutenção

Impacto da manutenção no mundo 4.0

A Manutenção de uma qualquer empresa tem sido sempre considerada como o “parente pobre” de toda a organização…

O dossier técnico desta edição aborda Impacto da manutenção no mundo 4.0.

A Manutenção de uma qualquer empresa tem sido sempre considerada como o “parente pobre” de toda a organização – uma área que pode ser negligenciada (há outras mais importantes!!). Os Responsáveis pela Gestão esquecem que, para responder às solicitações de um mercado cada vez mais global e exigente, têm de ser encontradas respostas que deverão ser partilhadas pelas áreas Comercial, da Qualidade, da Produção, dos Recursos Humanos, com o contributo técnico da Manutenção (experiências, soluções técnicas, formação).

Os Responsáveis pela Gestão esquecem que, para responder às solicitações de um mercado cada vez mais global e exigente, têm de ser encontradas respostas que deverão ser partilhadas pelas áreas Comercial, da Qualidade, da Produção, dos Recursos Humanos, com o contributo técnico da Manutenção (experiências, soluções técnicas, formação).

Ao Responsável da Manutenção (RM) de uma empresa Industrial, de Serviços, de Transportes, de um Hospital (entre outros tipos) são-lhe exigidas competências (técnicas, de gestão, de recursos humanos) para responder às procuras de um mercado em constante “efervescência”.

Atualmente, o RM enfrenta sérios desafios, colocados pelo novo conceito – Indústria 4.0 (ou 4.ª Revolução Industrial), que não é mais do que a aplicação das inovações tecnológicas atuais às diversas fases da produção em conjugação com a aquisição e tratamento de dados em tempo real, o que permite uma tomada de decisões também em tempo real.

A nova filosofia com que o RM está confrontado exige respostas capazes aos desafios tecnológicos que lhe são propostos – Sistemas de Produção Inteligentes, que privilegiam a interligação de máquinas com os sistemas de informação, nas diversas fases de produção, por forma a criar “sistemas inteligentes” de controlo da produção (ao longo de cada um dos pontos da cadeia de valor de um produto).

Fruto da experiência adquirida ao longo dos anos, e com a apresentação de solução técnicas que auxiliam todo o tipo de Produção, a Manutenção consegue estar preparada para os novos patamares de exigência. O agendamento das suas intervenções, com a possibilidade (e técnicas) de antecipar a ocorrência de falhas em cada uma das máquinas e ajustar/diminuir as falhas não previstas, permite controlar e restringir ao mínimo, as paragens não previstas (intempestivas).

“Internet das Coisas” (IOT), CLP’s, Sensores, RFID, são algumas das tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0 e que serão o dia-a-dia do RM, obrigando-o a uma permanente atualização de conhecimentos e pesquisa de novas soluções são desafios apetecíveis para qualquer “homem” da Manutenção.

Raúl Dória

O dossier “Impacto da manutenção no mundo 4.0″ é composto pelos seguintes artigos:

  • Ser inteligente na era da manutenção inteligente
  • Manutenção preventiva e corretiva. Conheça as diferenças!
  • Sistema de monitorização e gestão de energia: um aliado à manutenção e indispensável na Indústria 4.0
    • Domingos Bento, Gilberto Moreira, Isabel Novais, Ricardo Santos e Sebastião Carvalho, A. Ramalhão

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº142/143. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

artigo

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »