Revista Manutenção

iglidur I151 para componentes em conformidade com a indústria alimentar

iglidur I151 para componentes em conformidade com a FDA, detetáveis e resistentes ao desgaste para a indústria alimentar

A igus desenvolveu um tribofilamento azul, adequado para o contacto com alimentos, para a impressão 3D económica de peças especiais.

O iglidur I151 é azul, fácil de imprimir e tem um coeficiente de atrito e desgaste muito baixo. O novo tribofilamento é uma melhoria do filamento iglidur I150 da igus. Por ser azul pode ser utilizado para fabricar peças especiais que são visualmente detetáveis na indústria alimentar. A compatibilidade alimentar em conformidade com a FDA e o regulamento 10/2011 da UE também qualifica o polímero de elevada performance para utilização nas indústrias alimentar e cosmética.

A igus incluiu o iglidur I150, o seu material universal, na sua gama de materiais de impressão 3D desde 2017. O filamento é muito fácil de utilizar com impressoras 3D convencionais, permitindo o fabrico rápido e económico de peças especiais com o processo FDM. “Muitos clientes, principalmente da
indústria alimentar, solicitaram um filamento azul, em conformidade com a FDA, com propriedades
semelhantes às do iglidur I150. É por isso que desenvolvemos agora o iglidur I151”,
diz Tom Krause, Chefe da Unidade de Fabrico Aditivo na igus GmbH. O novo tribofilamento é adequado para a impressão de componentes com elevada resistência ao desgaste. Como o material é enriquecido com lubrificantes sólidos, não é necessária uma lubrificação adicional, e assim exclui qualquer risco de contaminação. Os componentes impressos cumprem os requisitos da FDA e do regulamento 10/2011 da UE, tornando-os ideais para utilização nas indústrias alimentar e cosmética. A cor azul fornece a deteção ótica necessária. O iglidur I151 pode ser utilizado com qualquer impressora 3D que permita temperaturas de 250 ºC no bico de impressão.

Imprima peças especiais compatíveis para contacto com os alimentos ou encomende-as online

O iglidur I151 exibe propriedades mecânicas comparáveis às do iglidur I150 na estabilidade, robustez e aderência entre camadas. O iglidur I151 foi também impressionante nos testes de desgaste em laboratório, com uma duração de vida cem vezes superior à de plásticos standard como o ABS e o nylon. O novo filamento pode ser encomendado na igus na loja online sob a forma de bobine e pode utilizar o serviço de impressão 3D da igus para fabricar as suas peças especiais resistentes ao desgaste. Basta carregar o ficheiro STEP, escolher o material, calcular o preço, e encomendar a peça resistente ao desgaste.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Outros artigos relacionados

Translate »