Revista Manutenção

Fiabilidade de Equipamentos Elétricos através da Inspeção por Ultrassons

Fiabilidade de Equipamentos Elétricos através da Inspeção por Ultrassons

A inspeção por ultrassons é um dos métodos de Manutenção Preditiva mais versátil disponível. As aplicações típicas incluem deteção de fugas de ar comprimido, deteção de fugas de vácuo, inspeção de purgadores de vapor & válvulas e várias aplicações de monitorização da condição.

Uma aplicação em particular que tem visto um grande aumento de uso nos últimos anos é a inspeção de componentes elétricos energizados.

O uso de ultrassons está a tornar-se numa prática obrigatória para inspeções elétricas devido à sua complementaridade com as inspeções tradicionais, por infravermelhos, garantindo uma maior segurança. Normalmente, as inspeções por ultrassons podem ser feitas antes de se abrir os armários ou quadros elétricos energizados. Anomalias elétricas detetadas por ultrassom incluem efeito corona, arborescência, arco elétrico e descargas parciais em geral.

Neste artigo abordaremos o que é a tecnologia de ultrassons e como é usada para inspecionar equipamentos elétricos como transformadores, comutadores e subestações. Serão apresentadas capturas de ecrã de um software de análise de espectro ultrassonoro para mostrar como o diagnóstico adequado de anomalias elétricas é feito por meio da análise de sons gravados. Estas gravações de ultrassons são realizadas diretamente no instrumento de inspeção e podem ser analisadas no software e visualizados na vista de série temporal ou na vista FFT (Fast Fourier Transform).

Inspeção de equipamentos elétricos

Os instrumentos de inspeção por ultrassons podem ser usados em quase todos os equipamentos elétricos energizados, incluindo comutadores, transformadores, subestações, centros de controle de motores, apenas para citar alguns. Estes instrumentos podem ser usados para inspecionar componentes elétricos energizados em sistemas de baixa, média e alta tensão.

UE Systems Europa
Tel.: +31 546 725 125
info@uesystems.eu · www.uesystems.eu

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº154/155. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

dossier uesystems

Outros artigos relacionados

Translate »