O presente dossier aborda um tema extremamente importante para todas as empresas – a criação de um
artigo e o respetivo Ciclo de Vida.
No início dos anos 30 do século XX apareceram os primeiros estudos /conceitos de que um produto teria um ciclo de vida e uma necessidade de gestão e controle – o conceito de Gestão do Ciclo de Vida de um Produto (Product Lifecycle Management – PLM).
Uma das primeiras aplicações registadas acerca do PLM foi em 1985. A American Motors Corporation aplicou o conceito para competir no mercado. A empresa decidiu reforçar/alterar o ciclo de vida de cada um dos seus produtos (em particular o caso dos Jeeps). Sabemos que cada produto tem uma vida útil, tal como tudo o que existe no Universo:
- Uma ideia / constatação de uma necessidade;
- A ponderação e primeiros estudos dos custos inerentes à sua produção;
- A execução / produção;
- A entrega ao Mercado;
- A maturação, aperfeiçoamento e estabilidade;
- O declínio;
- O estudo para um possível desaparecimento ou reconversão
As decisões são tomadas tendo em atenção:
- As “fases” atrás referidas (que estão interligadas);
- A fabricação do produto e a sua respetiva comercialização;
- Os preços;
- A promoção para expansão ou para corte de custos.
A Gestão de cada PLM está ligada com a abordagem que a empresa deve ter para o desenvolvimento de todas as etapas de um produto, desde a conceção, fabricação, até ao seu declínio / desaparecimento.
Algumas das vantagens na aplicação do PLM são:
Melhoria da qualidade do produto;
- Redução dos tempos no desenvolvimento de novos produtos;
- Gestão eficaz de toda a cadeia de fornecimento de matérias-primas;
- Coordenação dos esforços / tarefas entre a fabricação e a manutenção;
- Concentração dos aspetos a atingir com as campanhas de Marketing (estratégias de Marketing);
- Uma aposta na economia sustentável (melhor ambiente);
- Uma melhor resposta à crescente complexidade das solicitações e desafios por parte da engenharia dos novos produtos.
O apoio de um software especializado é de grande ajuda na gestão de documentos, processos e integração do design.
A gestão do Ciclo de Vida de um produto necessita da colaboração de todas as áreas de uma empresa, ao longo da existência do produto.
A Manutenção tem um papel importantíssimo na implementação do PLM, através da Gestão de Facilities. Ela é responsável:
- Pelo estado das infra-estruturas (edifícios, equipamentos, ferramentas, redes de abastecimento);
- Pela definição de Processos de Fabrico (através do conhecimento dos equipamentos);
- Pelo fornecimento de:
- Conforto,
- Segurança,
- Higiene;
- Pelo menor custo possível, para que os colaboradores possam executar as suas tarefas sem qualquer sobressalto;
- Por disponibilizar meios para executar as diversas fases de cada PLM.
Raúl Dória
O dossier “Facility management” é composto pelos seguintes artigos:
- “O Estado da Arte do Facility Management em Portugal”
- João Hormigo, Associação Portuguesa de Facility Management
- Posição sobre o Plano Ferroviário Nacional
- A Importância do IFM para as Organizações e para a Sustentabilidade
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº156/157. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
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- Artigo “Metodologia Facility Management aplicada ao Estádio do Dragão (1.ª parte)” da edição 121/122 da revista Manutenção;
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