Revista Manutenção

Facility Managment - dossier

Facility management

Este dossier aborda um tema extremamente importante para todas as empresas – a criação de um
artigo e o respetivo Ciclo de Vida.

O presente dossier aborda um tema extremamente importante para todas as empresas – a criação de um
artigo e o respetivo Ciclo de Vida.

No início dos anos 30 do século XX apareceram os primeiros estudos /conceitos de que um produto teria um ciclo de vida e uma necessidade de gestão e controle – o conceito de Gestão do Ciclo de Vida de um Produto (Product Lifecycle Management – PLM).

Uma das primeiras aplicações registadas acerca do PLM foi em 1985. A American Motors Corporation aplicou o conceito para competir no mercado. A empresa decidiu reforçar/alterar o ciclo de vida de cada um dos seus produtos (em particular o caso dos Jeeps). Sabemos que cada produto tem uma vida útil, tal como tudo o que existe no Universo:

  • Uma ideia / constatação de uma necessidade;
  • A ponderação e primeiros estudos dos custos inerentes à sua produção;
  • A execução / produção;
  • A entrega ao Mercado;
  • A maturação, aperfeiçoamento e estabilidade;
  • O declínio;
  • O estudo para um possível desaparecimento ou reconversão

As decisões são tomadas tendo em atenção:

  • As “fases” atrás referidas (que estão interligadas);
  • A fabricação do produto e a sua respetiva comercialização;
  • Os preços;
  • A promoção para expansão ou para corte de custos.

A Gestão de cada PLM está ligada com a abordagem que a empresa deve ter para o desenvolvimento de todas as etapas de um produto, desde a conceção, fabricação, até ao seu declínio / desaparecimento.

Algumas das vantagens na aplicação do PLM são:

Melhoria da qualidade do produto;

  • Redução dos tempos no desenvolvimento de novos produtos;
  • Gestão eficaz de toda a cadeia de fornecimento de matérias-primas;
  • Coordenação dos esforços / tarefas entre a fabricação e a manutenção;
  • Concentração dos aspetos a atingir com as campanhas de Marketing (estratégias de Marketing);
  • Uma aposta na economia sustentável (melhor ambiente);
  • Uma melhor resposta à crescente complexidade das solicitações e desafios por parte da engenharia dos novos produtos.

O apoio de um software especializado é de grande ajuda na gestão de documentos, processos e integração do design.

A gestão do Ciclo de Vida de um produto necessita da colaboração de todas as áreas de uma empresa, ao longo da existência do produto.

A Manutenção tem um papel importantíssimo na implementação do PLM, através da Gestão de Facilities. Ela é responsável:

  • Pelo estado das infra-estruturas (edifícios, equipamentos, ferramentas, redes de abastecimento);
  • Pela definição de Processos de Fabrico (através do conhecimento dos equipamentos);
  • Pelo fornecimento de:
    • Conforto,
    • Segurança,
    • Higiene;
  • Pelo menor custo possível, para que os colaboradores possam executar as suas tarefas sem qualquer sobressalto;
  • Por disponibilizar meios para executar as diversas fases de cada PLM.

Raúl Dória

O dossier “Facility management” é composto pelos seguintes artigos:

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