lubrificantes

Especial lubrificantes (edição nº 145)

O dossier “Especial lubrificantes” é composto pelos seguintes artigos…

Os Lubrificantes (óleos e massas) são substâncias que são colocados entre duas superfícies móveis (ou uma fixa e uma móvel) para:

  • Reduzir o atrito e o desgaste provocados durante o movimento entre ambas, através da criação de uma película protetora;
  • Reduzir o ruído entre as peças;
  • Diminuir a produção de calor;
  • Proteger contra a corrosão e a oxidação;
  • Impedir o aparecimento / entrada de impurezas (pós);
  • Ser agente de transmissão de força e movimento;
  • Prolongar a vida útil dos componentes dos equipamentos.

Sabemos que, para a manutenção de cada tipo de equipamento/material/ componentes, existe uma grande variedade de lubrificantes, cuja escolha do tipo ideal é muito “complicada”. Parece uma tarefa simples, mas não é – existe uma variedade de produtos, de categorias e normas internacionais que devem ser tidas em consideração. À Manutenção, como executora de boas práticas de intervenção, é exigida a escolha correta do tipo indicado para cada aplicação, para permitir um correto funcionamento de cada equipamento, e antecipar/evitar as paragens (o aparecimento de falhas intempestivas).

Os fabricantes de cada equipamento indicarão os tipos de lubrificantes (óleos e massas) que devem ser utilizados. Caso essas informações não existam, o Responsável da Manutenção deverá ter atenção:

  • Às caraterísticas de cada equipamento;
  • Às condições de funcionamento – carga, ambiente, temperatura de trabalho;
  • Às normas existentes;
  • A consulta de uma empresa petrolífera, que fornecerá os dados para cada equipamento, segundo a base de dados que possuem.

Óleos Lubrificantes

Os óleos lubrificantes podem ser:

  • derivados de petróleo (óleos minerais) – os mais importantes para utilização em lubrificação;
  • de origem animal ou vegetal (óleos orgânicos);
  • produzidos em laboratório (óleos sintéticos);
  • constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).

As principais caraterísticas dos óleos lubrificantes são a cor, a viscosidade, o índice de viscosidade (IV), a densidade, ponto de inflamação.

Massas Lubrificantes

As Massas Lubrificantes são fabricadas com um óleo base e um agente espessante e poderá incluir aditivos.

Uma composição típica contém cerca de:

  • 85% de óleo base;
  • 10% de um agente espessante e;
  • 5% de aditivos.

As duas caraterísticas mais importantes são a Consistência e o Ponto de Gota.

Aditivos

Para melhorar as propriedades de cada lubrificante (óleo ou massa), ou conferir novas propriedades, poder-se-á utilizar os chamados Aditivos, que não são mais do que produtos químicos adicionados ao óleo base dos lubrificantes para melhorar certas propriedades (especiais), caso não correspondam à especificação pretendida.

São adicionados aos lubrificantes até uma percentagem de 30% em peso.

Alguns tipos de aditivos são: antioxidantes, antiespumantes, detergente-dispersante, inibidores de corrosão, anti desgaste, Extrema Pressão (EP), melhoradores do índice de Viscosidade.

Fluidos de Corte

Também temos de referir a existência de Fluidos de corte (sintéticos ou não) que são lubrificantes utilizados em operações mecânicas com metais, tais como (i) o Torneamento, (ii) a Furação, (iii) a Fresagem e (iv) a Roscagem.

Têm como atividades principais:

  • o arrefecimento das peças, com a consequente redução do desgaste das ferramentas;
  • a lubrificação;
  • a melhoria do acabamento superficial;
  • a remoção de aparas.

Os trabalhos a seguir apresentados abordarão alguns dos temas atrás referidos, tais como a importância de um bom lubrificante e a consequente lubrificação.

Raúl Dória

O dossier Especial lubrificantes é composto pelos seguintes artigos:

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