Os Lubrificantes (óleos e massas) são substâncias que são colocados entre duas superfícies móveis (ou uma fixa e uma móvel) para:
- Reduzir o atrito e o desgaste provocados durante o movimento entre ambas, através da criação de uma película protetora;
- Reduzir o ruído entre as peças;
- Diminuir a produção de calor;
- Proteger contra a corrosão e a oxidação;
- Impedir o aparecimento / entrada de impurezas (pós);
- Ser agente de transmissão de força e movimento;
- Prolongar a vida útil dos componentes dos equipamentos.
Sabemos que, para a manutenção de cada tipo de equipamento/material/ componentes, existe uma grande variedade de lubrificantes, cuja escolha do tipo ideal é muito “complicada”. Parece uma tarefa simples, mas não é – existe uma variedade de produtos, de categorias e normas internacionais que devem ser tidas em consideração. À Manutenção, como executora de boas práticas de intervenção, é exigida a escolha correta do tipo indicado para cada aplicação, para permitir um correto funcionamento de cada equipamento, e antecipar/evitar as paragens (o aparecimento de falhas intempestivas).
Os fabricantes de cada equipamento indicarão os tipos de lubrificantes (óleos e massas) que devem ser utilizados. Caso essas informações não existam, o Responsável da Manutenção deverá ter atenção:
- Às caraterísticas de cada equipamento;
- Às condições de funcionamento – carga, ambiente, temperatura de trabalho;
- Às normas existentes;
- A consulta de uma empresa petrolífera, que fornecerá os dados para cada equipamento, segundo a base de dados que possuem.
Óleos Lubrificantes
Os óleos lubrificantes podem ser:
- derivados de petróleo (óleos minerais) – os mais importantes para utilização em lubrificação;
- de origem animal ou vegetal (óleos orgânicos);
- produzidos em laboratório (óleos sintéticos);
- constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).
As principais caraterísticas dos óleos lubrificantes são a cor, a viscosidade, o índice de viscosidade (IV), a densidade, ponto de inflamação.
Massas Lubrificantes
As Massas Lubrificantes são fabricadas com um óleo base e um agente espessante e poderá incluir aditivos.
Uma composição típica contém cerca de:
- 85% de óleo base;
- 10% de um agente espessante e;
- 5% de aditivos.
As duas caraterísticas mais importantes são a Consistência e o Ponto de Gota.
Aditivos
Para melhorar as propriedades de cada lubrificante (óleo ou massa), ou conferir novas propriedades, poder-se-á utilizar os chamados Aditivos, que não são mais do que produtos químicos adicionados ao óleo base dos lubrificantes para melhorar certas propriedades (especiais), caso não correspondam à especificação pretendida.
São adicionados aos lubrificantes até uma percentagem de 30% em peso.
Alguns tipos de aditivos são: antioxidantes, antiespumantes, detergente-dispersante, inibidores de corrosão, anti desgaste, Extrema Pressão (EP), melhoradores do índice de Viscosidade.
Fluidos de Corte
Também temos de referir a existência de Fluidos de corte (sintéticos ou não) que são lubrificantes utilizados em operações mecânicas com metais, tais como (i) o Torneamento, (ii) a Furação, (iii) a Fresagem e (iv) a Roscagem.
Têm como atividades principais:
- o arrefecimento das peças, com a consequente redução do desgaste das ferramentas;
- a lubrificação;
- a melhoria do acabamento superficial;
- a remoção de aparas.
Os trabalhos a seguir apresentados abordarão alguns dos temas atrás referidos, tais como a importância de um bom lubrificante e a consequente lubrificação.
Raúl Dória
O dossier “Especial lubrificantes“ é composto pelos seguintes artigos:
- Os lubrificantes como fatores importantes na gestão dos parques eólicos
- Pedro Vieira, Lubrigrupo
- Lubrificação de compressores frigoríficos
- Filipe Atouguia (Eng.º), Spinerg – Soluções para Energia
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Outros artigos relacionados
- Dossier “Especial lubrificantes” da edição 145 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Manutenção na Indústria Petroquímica” da edição 133/134 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Gestão de energia aplicada a motores elétricos” da edição 116 da revista “Manutenção”;
- Dossier “Manutenção de Rolamentos” da edição 112 da revista “Manutenção”;
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