Lubrificantes

Especial Lubrificantes (edição nº109)

Os Lubrificantes são substâncias que colocadas entre duas superfícies móveis, ou uma fixa e outra móvel, formam…

Os Lubrificantes são substâncias que colocadas entre duas superfícies móveis, ou uma fixa e outra móvel, formam uma película protectora que tem por função principal reduzir o atrito, o desgaste, bem como auxiliar no controle da temperatura e na vedação dos componentes de máquinas e motores. Desta forma permite uma limpeza das peças, protegendo contra a corrosão decorrente dos processos de oxidação, evitando a entrada de impurezas, podendo também ser agente de transmissão de força e movimento.

A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas industriais e automóveis e deve, portanto, ser entendida e praticada para garantir um real aumento da vida útil dos componentes.

Os lubrificantes apresentam-se principalmente nos estados sólido (grafite), pastoso (graxas) e líquido (óleos lubrificantes). Para estudar os lubrificantes existe a denominada tribologia que constitui um vasto domínio científico tecnológico, e inclui os fenómenos de atrito e desgaste de superfícies em contacto com movimento relativo, e a lubrificação, como forma de minimizar os efeitos daqueles fenómenos.

Mais genericamente a tribologia reagrupa o estudo da lubrificação, do atrito e do desgaste. O nome tribologia surgiu em 1968, e deriva do grego tribos que significa atrito e logos que significa estudo, ciência ou palavra. A tribologia apareceu na era da pré-história, tendo o homem desde então tentado dinamizar e/ou controlar o atrito da melhor forma que lhe é possível. Desde a construção dos primeiros mecanismos, o homem procurou suprimir os desgastes e diminuir os atritos para desta força reduzir os esforços.

A tribologia como ciência só apareceu no final da década de sessenta, uma vez que esta é uma ciência pluridisciplinar que necessita de ciências base como a Matemática, a Física, a Química e as Ciências aplicadas à Elasticidade, Plasticidade, Ciências dos Materiais, Mecânica dos Fluídos, entre outras. Foi necessário portanto, um longo trabalho até à obtenção de resultados.

A tribologia tem por objectivo fazer funcionar as ligações existentes tanto nos sistemas vivos como nas máquinas. Esta deve fazer compreender os aspectos estáticos e dinâmicos dos contactos que existem em todos os domínios.

No Especial Lubrificantes que se segue, algumas empresas demonstram as suas tecnologias e os seus últimos desenvolvimentos bem como as características na utilização dos lubrificantes na indústria.

Ricardo Sá e Silva

O dossier “Especial Lubrificantes” é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº109. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção