Como os variadores de frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização?

Como os variadores de frequência melhoram o desempenho dos sistemas de climatização?

Os variadores de frequência são componentes essenciais em sistemas de climatização porque podem interferir positivamente na sua performance. Oferecem um controlo de temperatura mais preciso, prolongam a vida útil do sistema e diminuem significativamente os custos de energia, entre outras qualidades que vêm potenciar os sistemas de climatização.

Todos os sistemas AVAC-R, originalmente funcionam com motores de velocidades fixas. Os variadores de frequência vêm personalizar cada sistema para a obtenção do melhor resultado.

Variadores de frequência em sistemas de aquecimento

A base de qualquer sistema de aquecimento central é a fonte de calor. Pode ser alcançada por meio de várias fontes de energia: caldeira a gás, óleo, eletricidade, vapor, biomassa ou até energia solar térmica. O tipo de gerador é escolhido, dependendo das necessidades específicas da instalação industrial, custos operacionais e considerações ambientais.

Os variadores de frequência são utilizados para controlar as velocidades dos motores. Isso permite ir ajustando a quantidade de água ou ar quente em circulação, proporcionando um controlo mais preciso da temperatura ambiente.

Também evitam picos de corrente elétrica e reduzem o stress mecânico dos motores e equipamentos associados.

Variadores de frequência em ventiladores

Os ventiladores industriais têm o objetivo de deslocar o ar, criando uma corrente. Esta corrente, além de gerar mudanças de pressão, altera a temperatura do ar. A ventilação adequada garante a renovação do ar, a remoção de poluentes e a manutenção de níveis adequados de oxigénio.

REIMAN, Lda.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº159. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »