Revista Manutenção

As soluções da Assisdrive para a indústria alimentar

As soluções da Assisdrive para a indústria alimentar

A indústria alimentar tem, cada vez mais, requisitos mais específicos apesar de ter muitas semelhanças com outras áreas industriais. No entanto existem 2 diferenças principais:

  • Muitas das matérias-primas utilizadas são propensas a deterioração;
  • A segurança alimentar tem uma grande importância para a saúde da população.

Isto significa que problemas de produção, como aqueles que são provocados por falhas nas máquinas, podem causar sérios problemas. Em alguns casos, isso pode significar ter de encomendar um novo lote inteiro de matérias-primas ou impacto negativo na segurança alimentar.

Muitas empresas processadoras de alimentos, bem conscientes da necessidade de evitar paralisações não planeadas das máquinas, já introduziram regimes de manutenção preventiva e preditiva. Os fabricantes mais atentos sabem que um eficaz programa de manutenção aumenta a eficiência e reduz os riscos para a segurança alimentar.

A Assisdrive tem 2 parceiros que produzem equipamentos com especificações particulares para a indústria alimentar.

Representada em Portugal pela Assisdrive desde 2011, a EL.CO. foi fundada em 1986, desenvolvendo relés estáticos com várias potências, relés interfaces, bem como controladores de temperatura analógicos e digitais, entre outros componentes industriais.

No último ano, a EL.CO. investiu no desenvolvimento de uma linha dedicada de produtos para os fabricantes de máquinas de processamento alimentar e de bebidas. Os produtos da EL.CO. possuem não apenas a aprovação UL, mas também a aprovação TÜV e a conformidade com a EN 60335-1 que geralmente são exigidas para essas aplicações.

A nova linha de relés de estado sólido tem as seguintes caraterísticas:

  1. SSR09, mais compactos com conexão rápida, de 10 A e 25 A;
  2. SSR19, relés de estado sólido de 25 A e 60 A;
  3. SSR29, relés de estado sólido de 25 A, 50A e 75 A;
  4. SSR39, relés de estado sólido trifásicos de 25 A, 40 A e 60 A;
  5. ELK4C, controladores de temperatura
  6. 48 x 48 mm, com profundidade muito
  7. compacta (máximo 35 mm);
  8. ELK4B, controladores de temperatura 48 x 48 mm, com profundidade muito compacta (máximo 35 mm) e saída com relé de estado sólido.

Esta nova gama é adequada para os seguintes equipamentos para a indústria alimentar:

  • Equipamentos de Cozinha:
    › Fornos de cozinha, para pizzas, bolos, entre outros;
  • Máquinas de vending de bebidas e comidas;
  • Equipamentos para fast-food:
    › Fritadeiras,
    › Torradeiras.

Representada em Portugal pela Assisdrive desde 2011, a ESA foi fundada em 1975, dedicando-se então ao desenvolvimento e fabrico de consolas touchscreen, gráficas e com software de PLC integrado.

A sua gama de produtos integra também computadores industriais, routers, módulos de I/O e mais recentemente atuadores lineares.

Tendo por base um rigor na qualidade e inovação dos produtos fabricados, a ESA conseguiu um rápido crescimento, desenvolvendo outras áreas de atuação.

Hoje, a ESA continua a ser uma empresa em crescimento e que tem como missão desenvolver e produzir soluções de automação industrial que tornem o processo de produção mais sustentável, eficiente, seguro e digitalizado.

Dentro da sua gama de produtos, a ESA desenvolveu dentro de várias gamas de produtos, uma linha dedicada à indústria alimentar e respeitando as normas FDA mais exigentes. Esta linha tem os seguintes produtos, em conformidade com a Norma EN 1672-2:

  • Monitores industriais em aço inoxidável que são projetados e construídos para garantir a máxima durabilidade e fiabilidade, mesmo nos ambientes industriais mais adversos, como a indústria alimentar;
  • Consolas HMI touchscreen, com a opção de montagem na vertical ou horizontal e com um touchscreen que garante a funcionalidade otimizada em qualquer ambiente de trabalho;
  • IPC´s em aço inoxidável desenvolvidos para ambientes industriais agressivos, sujeitos a altas concentrações de humidade, vibrações intensas e altas temperaturas. Todos os IPC´s da gama XS7 destacam-se pela sua extrema robustez mecânica, componentes de alta qualidade e flexibilidade de configuração.

Para a gama de consola HMI, a ESA desenvolveu um software, chamado CREW, com uma licença exclusiva para a indústria alimentar.

A Assisdrive tem uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos na área alimentar. Contacte a Assisdrive e fique surpreendido com as nossas soluções.

Assisdrive II – Tecnologia Industrial, Lda.
Tel.: +351 252 371 318/9 · Fax: +351 252 371 320
Tlm.: +351 916 897 695
geral@assisdrive.pt · www.assisdrive.pt

Translate »