Dossier

Monitorizando o fluido vital dos seus compressores frigoríficos e chillers

Porque maximizar a produtividade operacional e a eficiência de custos se torna cada vez mais importante para o crescimento sustentado e para a competitividade das empresas industriais e de engenharia em todo o mundo, os operadores estão cada vez mais à procura de novas formas de atingir a máxima eficiência. Isso tem levado mais operadores a reconhecer os benefícios da mudança para a utilização de óleos e massas de maior desempenho, respetivamente, nos seus compressores e nos seus motores elétricos. Combinando isto com uma análise de óleo cuidada e regular, pode-se ainda aumentar a probabilidade de estender os intervalos de mudança de óleo, garantindo simultaneamente a proteção contra o desgaste do equipamento e evitando avarias com o consequente tempo de inatividade.

Climatização em quadros elétricos industriais

A climatização tem um papel fundamental na performance dos equipamentos que integram os quadros elétricos e de automação, quando estes estão expostos a temperaturas elevadas devido aos vários fatores internos e externos. O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a importância da climatização, abordar as tecnologias disponíveis no mercado e seleção das mesmas de acordo com cada instalação.

O uso de ultrassons na deteção de descargas elétricas de forma não invasiva

Incidentes com arco elétrico podem ser fatais. Tomar ações proativas e preventivas para evitar este tipo de incidentes deve naturalmente fazer parte dos planos de qualquer equipa de manutenção. Quando se trata de monitorizar a condição de equipamento elétrico, geralmente a tecnologia de infravermelhos é a primeira escolha, mas o uso de ultrassons é igualmente fundamental para garantir o bom funcionamento e segurança de ativos elétricos.

Breve abordagem à importância estratégica da função manutenção

Porque genericamente partilhado pelos diversos agentes do setor, será consensual o entendimento que a função manutenção, por meio de ações ligadas quer à gestão, quer à vertente técnica, atua de modo decisivo no desempenho das organizações. Quase ad nauseam, é, aliás, veiculada repetidas vezes a mensagem da justificada importância desta área para as empresas, contudo, até há relativamente pouco tempo, sem uma transversal aderência à realidade.

Gestão de ativos [importância da avaliação]

O investimento e gestão de ativos tem como objetivo o retorno maximizado do negócio e, para tal, é necessária uma análise a todos os riscos associados, quer assumam um carácter técnico, legal ou financeiro. De forma a garantir que todos estes vetores estão alinhados, é necessário o trabalho conjunto de equipas multidisciplinares, sejam elas promotoras, construtoras ou equipas de manutenção do ativo.

O valor do Facility Management

O Facility Management (FM) tem particular importância, nomeadamente na capacidade dos Facility Managers negociarem e gerirem os contratos com eficiência, e de coordenarem equipas de colaboradores que muitas vezes não são suas subordinadas diretas.

Translate »