Revista Manutenção

Dossier

Quais as vantagens da manutenção inteligente na indústria?

Atualmente, em vários setores industriais, as linhas de produção contam com equipamentos inovadores e com tecnologia de ponta, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e aumento da eficiência na produção. Estes equipamentos devem ser sujeitos a manutenções ao longo do tempo, de forma a mantê-los sempre operacionais e com um maior tempo de vida útil. Deste modo, a Manutenção Industrial revela-se um mecanismo fundamental para vários setores industriais.

Digitalização no segmento industrial

A Indústria em geral já é altamente automatizada e compreende o potencial da tecnologia. Embora a manutenção reativa continue a desempenhar um papel, incorporar a Analítica Industrial orientada pela IA oferece novas possibilidades significativas de poupança de custos.

Sistemas inteligentes na manutenção preditiva –previsão com modelos neuronais

A crescente sensorização, aliada à capacidade de transferir, armazenar e analisar dados, permite tirar partido de modelos de aprendizagem computacional para processar dados em tempo quase real. Para a manutenção, estes métodos permitem diagnosticar falhas bastante cedo, ou até prevê-las antes que aconteçam. Os modelos de aprendizagem computacional, designadamente redes neuronais, têm ganho atenção crescente. No presente artigo dá-se o exemplo concreto de aplicação de uma rede recorrente na previsão dos valores de temperatura e outras variáveis para uma prensa de pasta de papel, onde se conseguem erros muitas vezes inferiores a 10%.

Translate »