Os componentes mais críticos instalados nos navios podem não ser o que parecem, e isso definitivamente importa, avisa Rania Patsiopoulos da SKF. Em 2017, ao trabalhar em colaboração com as autoridades policiais, a SKF destruiu 15 toneladas de rolamentos falsificados que foram identificados e apreendidos durante os últimos anos a falsificadores. O lote, composto por 17 000 itens individuais, destinava-se a clientes e operadores de confiança na cadeia de fornecimento naval.
Isto resultou em algo extraordinariamente grande, mas que por outro lado estava longe de ser único. Segundo a análise efetuada concluiu-se que cerca de 50% dos comandantes dos navios possam ter adquirido, inadvertidamente, peças falsificadas nos últimos anos. Estas estatísticas baseiam-se no facto dos proprietários de navios gregos terem a maior frota global, que representa cerca de 20% da frota mundial. Atenas continua a ser o maior cluster marinho do mundo.
Quando partilhamos os dados obtidos com os nossos clientes, a sua primeira reação é geralmente de incredulidade. Poucos profissionais de manutenção ou compras do setor naval e/ou marítimo têm a ideia de como a falsificação é um problema no setor dos rolamentos. Ainda menos profissionais percebem que esta é uma atividade com uma escala e uma dimensão enorme, e este é, assim, um problema comum para a maioria dos fabricantes de rolamentos de marcas globais.
SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “Manutenção” nº141. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Calha articulada MP3002.5 em tanques de tratamento de águas residuais
-
Serviços especializados: elemento fundamental para maximizar a resiliência empresarial e operacional
-
FANUC Roboguide: criação de um novo projeto ou célula de trabalho
-
Rolamento ADAPT da Timken para rolos de suporte de laje em lingotamento contínuo
-
Avalie o risco de falha em máquinas rotativas