fiabilidade

Quando a fiabilidade é um jogo

Pode dizer-se que uma instalação de produção operacional bem-sucedida é composta…

Pode dizer-se que uma instalação de produção operacional bem-sucedida é composta por 3 elementos-chave:

  • FÁBRICA: ativos e equipamentos necessários para transformar matéria-prima num produto adequado para venda.
  • PESSOAS: a força de trabalho que, direta ou indiretamente, opera e mantém a FÁBRICA.
  • PROCESSOS: padrões, procedimentos e métodos de trabalho utilizados pelas PESSOAS para garantir que a FÁBRICA funcione de maneira segura e eficiente.

À medida que a indústria avança para a era da transformação digital, há um alto foco em melhorar a fiabilidade dos ativos físicos, no entanto muitas das vezes são esquecidas as melhorias para as pessoas e no processo usado para operar as fábricas.

Da mesma forma, se adicionarmos equipamentos avançados para melhorar o diagnóstico de um ativo crítico, mas não fornecermos formação e modificarmos os procedimentos estabelecidos para incorporar e fazer uso dessas informações, acabamos por ter um enorme fluxo de dados mas com um contexto limitado para melhorar a tomada de decisão.

A falta de uma implementação holística pode levar a que os benefícios potenciais não sejam totalmente realizados e, em alguns casos, pode até resultar numa falha na implementação que prejudica o desempenho da fábrica. Todos podemos pensar numa mudança que não correspondeu às expetativas, mas foi por ser uma má ideia ou porque não foi totalmente implementada em todas as áreas relevantes.

Emerson Process Management, Lda.
Tel.: +351 214 200 700
helio.alves@emerson.com · www.emerson.com

Para ler o artigo completo “Quando a fiabilidade é um jogo” faça o download gratuito da “Manutenção” nº142/143. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Translate »