sistemas hidráulicos

Otimização do funcionamento de sistemas hidráulicos

Influência da seleção dos lubrificantes.

O fluido hidráulico é um dos mais importantes componentes dos sistemas hidráulicos. É o responsável por um grande conjunto de operações, como a transmissão de potência, redução do desgaste, lubrificação dos
componentes, transferência de calor ao mesmo tempo que evita a formação de lamas, verniz e garante a remoção de contaminantes sólidos.

Dada a importância destas operações, é da máxima importância a escolha correta do fluido hidráulico a utilizar e, dessa forma, permitir maximizar o desempenho e o tempo de serviço das bombas, e todos os outros componentes dos sistemas hidráulicos.

Para escolher o melhor lubrificante é necessário escolher as mais críticas para esta aplicação de entre as várias propriedades dos fluidos hidráulicos em função dos parâmetros de operação, exigências do sistema, considerações ambientais e requisitos legais.

Os modernos sistemas hidráulicos têm vindo a ser desenvolvidos de forma a oferecer um maior output de potência, com quantidades cada vez menores de fluido hidráulico embora tenham que permitir intervalos de manutenção e de mudança de óleo cada vez maiores, ao mesmo tempo que garantem uma maior eficiência energética.

Os sistemas hidráulicos são muitas vezes considerados como inevitáveis consumidores de óleo e, por isso, o fluido de reposição de nível é um custo permanente que se procura reduzir recorrendo a fluidos de baixo preço. Mas, numa forma correta de garantir uma operação fiável e constante é fundamental garantir que os equipamentos não têm “fugas” de dinheiro!

Spinerg – Soluções para Energia, S.A.
Tel.: +351 214 200 400 ∙ Fax: +351 214 200 401
[email protected] www.spinerg.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “Manutenção” nº140. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Translate »