Na LOCTITE, estamos comprometidos em oferecer soluções que não só otimizam o desempenho, mas também promovem a sustentabilidade.
O ciclo integral da água é um processo complexo, que envolve várias etapas e processos para garantir o fornecimento de água para uso doméstico e industrial. Começa com a captação de água na fonte (rios, lagos ou aquíferos). Uma vez captada, a água passa por um processo de tratamento em plantas especializadas, onde impurezas, microorganismos e contaminantes são removidos para torná-la adequada para consumo humano e industrial.
Outra fonte de água tratada que se está a tornar numa das mais populares são as plantas dessalinizadoras, que têm como objetivo converter água do mar em água doce para residências e indústrias. A água é retirada do mar através de um sistema de bomba hidráulica, que passa por um processo de filtragem para remover hidrocarbonetos, algas e outras impurezas. Posteriormente, passa pelo processo de osmose reversa para remover todos os solutos possíveis e obter água potável. Este processo requer um grande consumo de energia, já que as bombas industriais consomem entre 25% e 60% da energia destinada a uma planta. Os elevados custos energéticos podem ser mitigados reduzindo as perdas mecânicas, volumétricas e hidráulicas. Neste último caso, as soluções da LOCTITE tem um impacto positivo ao reduzir o atrito do fluído com a superfície da bomba, prevenindo a corrosão, erosão e degradação das mesmas, aumentando a sua eficiência energética. Com a LOCTITE conseguimos assim uma drástica redução do consumo de energia, economia de custos no consumo elétrico e diminuição das emissões de CO2.
Caso de estudo 1
Aumentar a eficiência dos equipamentos de bombeamento para reduzir custos energéticos numa planta de dessalinização de água.
Necessidades do cliente:
- Cumprir com os seus objetivos corporativos de sustentabilidade;
- Reduzir o custo energético;
- Aumentar eficiência dos equipamentos de bombeamento;
- Reduzir emissões de CO2 para cumprir com o plano de sustentabilidade.
Solução oferecida ao cliente:
- LOCTITE PC 7337;
- LOCTITE SF 7063.
Benefícios da aplicação:
- Poupança de 600 300 kWh/ano;
- Considerando um preço de 0,14 €/kWh, seria alcançada uma economia de 84 042€;
- Aumento de 5,35% na eficiência dos equipamentos de bombeamento;
- Retorno do investimento previsto em 1,78 meses;
- Redução de 480 toneladas/ano de emissões de CO2;
- Aumento da vida útil da bomba.
Para este tipo de aplicações de elevada responsabilidade, a LOCTITE disponibiliza aos seus clientes a Rede de Centros Aplicadores Certificados pela Henkel, empresas líderes no setor de manutenção industrial, que oferecem serviços profissionais de engenharia aplicada e outros serviços complementares de engenharia de manutenção.
Após o tratamento, a água é armazenada em tanques de distribuição antes de ser bombeada através de redes de tubulação para residências, empresas e outras instalações. A LOCTITE não desempenha apenas um papel importante na manutenção de bombas industriais em funcionamento, mas também agrega valor às empresas no fabrico desses equipamentos, garantindo que estejam hermeticamente selados e livres de vazamentos.
Caso de estudo 2
Um fabricante de bombas industriais procura alternativas para o revestimento do produto final, com o objetivo de reduzir custos e tempo de produção, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência e a confiabilidade do produto final.
Necessidades do cliente:
- Resolver problemas relacionados com o revestimento protetor que estava a utilizar;
- Reduzir custos;
- Melhorar a eficiência energética do produto final;
- Acelerar e simplificar o processo de revestimento.
Solução oferecida ao cliente:
- LOCTITE PC 7255 (Certificado WRAS Contato com água potável);
- LOCTITE SF 7063.
Henkel Ibérica Portugal, Unipessoal Lda.
Tel. +351 219 578 100 · Fax +351 219 578 205
https://www.henkel-adhesives.com/pt/pt.html
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº162. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Case study “Calha articulada MP3002.5 em tanques de tratamento de águas residuais” da edição 160/161 da revista Manutenção;
- Artigo “Como a Internet das Coisas pode transformar a sua rede de água” da edição 148 da revista Manutenção;
- Case study “Qualidade da Água: a Importância da Medição” da edição 154/155 da revista Manutenção;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Heartbeat Technology: a medir a pulsação da sua medição – 1ª Parte
-
Manutenção de redes de abastecimento de água com a Contimetra
-
Segurança operacional para os armários
-
Calha articulada MP3002.5 em tanques de tratamento de águas residuais
-
Serviços especializados: elemento fundamental para maximizar a resiliência empresarial e operacional