tags NFC

O que são as tags NFC e os QR Code e como aplicar à gestão de manutenção

Quando o assunto é Manutenção, as empresas procuram cada vez mais processos ágeis e rápidos para…

Quando o assunto é Manutenção, as empresas procuram cada vez mais processos ágeis e rápidos para realizar o seguimento do estado das máquinas e dos equipamentos, um fator fundamental para garantir o sucesso das organizações. A inventariação dos equipamentos com tags NFC ou QR Codes facilita, significativamente, todo o processo de manutenção de uma empresa, tornando mais ágil a forma como se realiza a manutenção dos equipamentos, um fator crucial para evitar que ocorram interrupções no processo de produção. A identificação dos equipamentos com estas tecnologias permite, por exemplo, reportar uma avaria, consultar o histórico de manutenção e as operações programadas, assim como registar diretamente um pedido de manutenção através da NFC ou código QR.

O que é a tecnologia NFC?

A NFC (Near-Field Communication) é uma tecnologia de conetividade (sem fios) que possibilita trocar informação entre dispositivos em tempo real, desde que estes estejam próximos um do outro e possuam uma etiqueta NFC (tags NFC). Quando se aproximam, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem necessidade de qualquer configuração. Os dispositivos de leitura tanto podem ser telemóveis, tablets como qualquer outro aparelho que disponha desta tecnologia.

Tecnologia NFC na gestão de manutenção

A introdução desta tecnologia na área da Manutenção permite aceder à informação sobre um determinado equipamento no terreno, apenas com uma aproximação entre o equipamento e o smartphone ou tablet do técnico. Além disso é possível reportar uma ocorrência através da etiqueta NFC, o que facilita bastante este processo.

Madalena Trincão

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “Manutenção” nº142/143. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Translate »