Depois de realizarmos cerca de 60 auditorias de fugas em diferentes instalações de diferentes indústrias, utilizando uma câmara de ultrassons, concluímos que uma fuga de ar, em média, custaria cerca de 1200€ por ano. Se pensarmos que qualquer instalação industrial terá dezenas ou mesmo centenas de fugas, rapidamente nos apercebemos do potencial de poupança.
Deteção de fugas como uma prática urgente
Como os preços da energia a subiram para picos históricos, as fugas de ar comprimido também se tornaram mais caras do que nunca. Nos tempos que correm, encontrar e reparar essas fugas deve ser uma prioridade para qualquer equipa de manutenção que procure reduzir o desperdício energético.
Sabendo que, em média, cerca de 10% de toda a energia fornecida a uma instalação industrial será utilizada para ar comprimido e que a taxa média de fugas na indústria é de 30%, podemos rapidamente perceber que as fugas de ar comprimido são uma das maiores fontes de desperdício em meio industrial.
Como efetuar auditorias eficazes a fugas de ar comprimido
Está bem estabelecido que a utilização de instrumentos de inspeção por ultrassons é a forma mais eficaz de encontrar fugas. Os instrumentos digitais também registam o nível de decibéis no ponto de fuga, o que servirá de base para calcular o custo da fuga e elaborar relatórios. Normalmente, tratam-se de instrumentos portáteis e apenas de escuta – são muito eficazes na deteção de fugas, mas, mais recentemente, com a chegada ao mercado de câmaras de ultrassons, também é possível ver as fugas em tempo real, transformando as auditorias de fugas numa tarefa muito mais fácil e rápida.
Assim, considerando que:
- As fugas de ar são mais caras do que nunca – uma fuga custa em média 1200€ por ano,
- Encontrar fugas de ar é agora mais fácil e mais rápido do que nunca,
podemos concluir que o uso de uma câmara de ultrassons traz vantagens óbvias para a maioria das instalações industriais. Como estas câmaras simplesmente mostram as fugas no ecrã, é possível encontrar dezenas de fugas em minutos.
UE Systems Europa
Tel.: +31 546 725 125
info@uesystems.eu · www.uesystems.eu
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “Manutenção” nº159. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Fiabilidade de Equipamentos Elétricos através da Inspeção por Ultrassons” da edição 154/155 da revista “Manutenção”
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Centro Ferroviário de Excelência da Timken
-
Prevenir a agitação de poeira em tanques e silos a granel com a Endress+Hauser
-
Perfil confiável de temperatura multiponto em unidades de hidroprocessamento
-
Operações sustentáveis da Henkel: ciclo integral da água
-
Heartbeat Technology: a medir a pulsação da sua medição – 1ª Parte