Monitorização de infraestruturas em tempo real

Monitorização de infraestruturas em tempo real

Para uma gestão eficiente do património construído a monitorização da integridade estrutural apresenta valiosas potencialidades. Ao longo da vida útil remanescente das estruturas, poderá ser acompanhado o seu comportamento e poderá ser avaliada a evolução do seu desempenho, permitindo projetar eficientemente, em conformidade com a efetiva condição estrutural, as intervenções de manutenção que se revelem necessárias. A automatização do processo de monitorização e diagnóstico, desde a recolha de dados, passando pela interpretação da condição da estrutura, até à geração de alarmes aquando da deteção de danos estruturais, dá origem ao conceito de estrutura inteligente aplicado às infraestruturas.

A crescente importância atribuída à recolha de dados em tempo real deve-se, em grande parte, à sua reflexão no aumento do período de vida dos ativos e na redução dos custos de manutenção. Incidindo sobre sua condição atual, a análise da informação obtida através da monitorização permite prever falhas, melhorar a performance e evitar a degradação precoce de diferentes ativos.

Utilizados para armazenamento de produtos em indústrias diversas, os tanques e silos de betão armado são ativos que requerem especial atenção no que toca à manutenção da integridade, principalmente em termos de controlo de fissuras e durabilidade. O maior desafio é a manutenção da integridade mesmo em condições extremas de variação da temperatura e condições de carga diversas.

É neste sentido que uma atividade periódica de inspeção e ensaios será essencial, facilitando a identificação de áreas com significativa deterioração antes de ocorrerem danos estruturais relevantes. Foi com estes objetivos em mente que a EQS, através da sua experiência operacional, sistemas de IOT e/ou sensorização convencional e a sua plataforma de gestão de ativos proprietária (UNO), procedeu à instalação de um sistema de Monitorização da Integridade Estrutural (SHM) em silos para agroalimentares.

Com recurso a esta solução é possível avaliar, em tempo real, o comportamento do ativo, em conjunto com os dados de operação do mesmo, maximizando assim o potencial. Para o efeito, os sensores foram instalados permanentemente sem necessidade de parar as operações.

EQS – Serviços de Engenharia, Qualidade e Segurança
Tel.: +351 227 637 720 · Fax: +351 227 637 729
[email protected] · www.eqs.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “Manutenção” nº148. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

artigo monitorizacao tempo real

Outros artigos relacionados

Translate »