Indústria 4.0

Manutenção na Indústria 4.0

A Indústria 4.0 invadiu as nossas fábricas e já existem muitos utilizadores que estão a adaptar as suas instalações…

A Indústria 4.0 invadiu as nossas fábricas e já existem muitos utilizadores que estão a adaptar as suas instalações a esta revolução industrial. Esta revolução baseia-se no facto dos dados de TI e OT se reunirem e no desaparecimento da pirâmide clássica da automatização uma vez que o tráfego de informação flui entre todos os níveis, eliminando assim as camadas diferenciadoras que existiam até hoje. A questão e a razão deste artigo passam pela questão: e como é que isso afeta a manutenção nas novas instalações?

O objetivo principal da Indústria 4.0 passa por tornar os nossos processos mais eficientes e flexíveis, e a manutenção assume aqui um papel fundamental para o alcançar.

Para obter um maior desempenho nas nossas instalações, necessitamos de melhorar a produtividade e, para isso, necessitamos de registar o menor número de paragens, não ter paragens inesperadas, aumentar a segurança das máquinas, reduzir os custos de manutenção desnecessários, produzir com a maior qualidade todas as peças, aumentar a vida útil das máquinas e ferramentas, … todos estes fatores são muito simples de enumerar, mas alcançar um índice de produtividade ideal não é mais uma tarefa meramente trivial.

Os avanços da tecnologia de manutenção dentro da Indústria 4.0 tem de ajudar a efetuar paragens programadas, realizar as substituições dos equipamentos quando chegarem ao final da sua vida útil e não através de um protocolo, monitorizar em tempo real a produtividade da máquina, o controlo exaustivo da qualidade, reduzir custos de perda de matérias-primas e melhorar a segurança da máquina.

Sergio Muiña Simón
Automation Sales Engineer Manager / BDM Machinery (LSM Machinery / Field Support Electronics)

Para ler o artigo completo “Manutenção na Indústria 4.0” faça o download gratuito da “Manutenção” nº142/143. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção