Revista Manutenção

Engenharia e produção inteligente: eficiência na construção de quadros elétricos

Engenharia e produção inteligente: eficiência na construção de quadros elétricos

O ponto de partida começou há 5 anos: Eplan, Rittal e Phoenix Contact fundaram uma parceria tecnológica para a construção e fabrico de quadros elétricos – “Smart Engineering and Production 4.0”. O seu objetivo era a digitalização integrada dos processos de engenharia e produção. Hoje, essa visão tornou-se em soluções testadas e comprovadas que abrem um caminho de industrialização para as empresas. Essas soluções são utilizadas dia após dia e garantem um processo eficiente de criação de valor, enfatizando algo que vai desde a engenharia até ao fabrico, vendas e serviços: Sequência contínua dos dados, de início ao fim, com base numa única fonte garantem a total coerência do projeto.

EPLAN, Rittal e Phoenix Contact: padrões definidos para a industrialização na construção de quadros elétricos

Os objetivos eram ambiciosos quando as empresas Eplan, Rittal e Phoenix Contact uniram forças para formar uma tecnologia em rede chamada “Smart Engineering and Production 4.0” em 2015. O objetivo era explorar de ponta a ponta a digitalização final na construção e fabrico de quadros elétricos. Tratava-se de ideias, tendências e visões de futuro. Hoje, 5 anos depois, as ideias da Smart Engineering and Production 4.0 foram transformadas em inovações de produtos concretos. Configuradores, plataformas de engenharia, soluções de automação para fabrico e sistemas de assistência digital funcionam em rede. Os dados são usados do início ao fim, da engenharia ao fabrico, às operações e até mesmo ao serviço.

O resultado é que os sistemas interagem perfeitamente! Os dados de dispositivo foram padronizados e estão disponíveis continuamente na engenharia, na gestão de materiais e nos processos de fabrico para construção de quadros elétricos e sistemas de distribuição e contribuem, de ponta a ponta, para processos completamente digitalizados com base numa única fonte.

Ajuda a moldar os dados

Eplan, Rittal e Phoenix Contact apoiaram o desenvolvimento de padrões adicionais, incluindo ECLASS para a descrição digital de dispositivos e dados dos dispositivos. Enquanto isso, o ECLASS estabeleceu-se e, em combinação com o AutomationML, dá uma importante contribuição para o fornecimento de dados em todos os sistemas de engenharia, configuração e produção. Na opinião do CEO da EPLAN, Sebastian Seitz, todo o setor de construção de quadros beneficia: “A automação e digitalização da construção de quadros elétricos pode agora ser alcançada. Os pré-requisitos básicos para isso eram dados de dispositivo de qualidade e padrões de interface padronizados, que desenvolvemos com sucesso.”

O fabrico de quadros industrializado

Os dados de engenharia de uma descrição de produto virtual integrada fluem para o processo de fabrico através de formatos de troca de dados padronizados, como AutomationML. O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Rittal, Thomas Steffen, explica: “Como resultado, a tecnologia de automação convencional, como centros de perfuração, fresagem e máquinas de montagem de fios, pode ser integrada aos processos de produção com suporte digital para construção de quadros”.

Resumindo o trabalho conjunto, o CTO Roland Bent da Phoenix Contact afirma: “Transformamos as nossas ideias em produtos específicos para dar suporte ao fabrico altamente automatizado, incluindo personalização em massa. Olhamos para todo o processo e ficamos de olho no quadro geral: desenvolvimento de produtos digitalizados na construção de quadros elétricos que abre o caminho para a industrialização.”

Mais informações sobre a cooperação tecnológica “Smart Engineering and Production – Efficiency in Control Cabinet Engineering” em: www.smartengineeringandproduction.com

Rittal Portugal
Tel.: +351 256 780 210 · Fax: +351 256 780 219
info@rittal.pt · www.rittal.pt

Translate »