Revista Manutenção

Avalie o risco de falha em máquinas rotativas

Avalie o risco de falha em máquinas rotativas

As máquinas elétricas rotativas, como motores e geradores, são componentes de grande importância na geração de energia e em aplicações industriais. A fiabilidade e a disponibilidade são, portanto, cruciais durante a vida operacional das máquinas rotativas.

Avaliações contínuas de condições

A falha prematura pode levar a perdas económicas significativas, devido a interrupções inesperadas e possíveis danos no equipamento. A falha em motores e geradores é influenciada por fatores de stress térmico, elétrico e mecânico ao longo do tempo. Para uma avaliação precisa do risco de falha é essencial ter informações precisas e atualizadas sobre as condições das máquinas e dos seus componentes para planear com eficácia a sua manutenção ou substituição.

Durante as interrupções de manutenção de rotina, o maior tempo de inatividade da máquina é usado para realizar uma variedade de inspeções, testes offline e medições. Um aspeto importante dessas inspeções são os testes elétricos, que avaliam a qualidade do isolamento e revelam problemas de contacto e outros potenciais fontes de erro.

Vários testes elétricos avaliam o estado

Uma variedade de testes elétricos offline podem ser realizados ao longo de todo o ciclo de vida de máquinas elétricas rotativas para garantir a sua fiabilidade, evitar falhas prematuras e prolongar a vida útil. Esses testes de diagnóstico, incluindo medições de capacitância, fator de dissipação/fator de potência, resistência de tensão, descarga parcial e impedância – entre outros, como o teste de imperfeição eletromagnética (também conhecido como medição de fluxo disperso) em núcleos de estator – são realizados após uma máquina ter funcionado, instalado no local e também durante as verificações de manutenção periódicas para avaliar, com precisão, o seu estado.

A importância do teste de descarga parcial

Descargas parciais (PD) ocorrem no sistema de isolamento de máquinas rotativas, onde o stress do campo elétrico local excede a força elétrica local. Isso causa uma erosão progressiva dos materiais de isolamento que pode levar à sua falha.

OMICRON Technologies España, S.L.
Tel.: +34 916 524 280 · Fax: +34 916 536 165
www.omicron.at

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “Manutenção” nº149. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Translate »