Revista Manutenção

Aplicações de ar comprimido em operações de paragem em refinarias

Aplicações de ar comprimido em operações de paragem em refinarias

Neste artigo a Atlas Copco Rental partilha as diferentes aplicações de ar comprimido que podem ser executadas em caso de paragem numa refinaria.

Aplicações em refinarias

Como uma empresa de referência em manutenção e contingências industriais, e fornecedora de soluções de aluguer integrais temporárias ou de longo prazo no campo das refinarias, a Atlas Copco Rental tem o prazer de partilhar as diferentes aplicações que podem ser executadas em caso de paragem numa refinaria.

Transporte catalítico

Primeiro, o coque é misturado ao nitrogénio em estado gasoso, sendo o ar isento de óleo o meio de transporte para movimentar o coque quente e introduzi-lo nos coletores que vão para o novo coque.

Limpeza da torre: craqueamento catalítico

Compressores isentos de óleo limpam a torre de catalítica de catalisadores. O ar livre será usado para soprar as tubagens e queimar os resíduos da torre de craqueamento.

  • Ar 100% isento de óleo;
  • Pressão de 8 a 12 bar;
  • Ar seco (temperatura de orvalho -40°C).

Limpeza da torre: craqueamento catalítico. Decocking.

A refinaria de San Pablo Bay, Califórnia (EUA) usa compressores de ar isentos em média 3 vezes por ano para remover o coque. Os compressores estão perfeitamente adaptados às necessidades desta refinaria. Fornece-se ar a uma pressão de 8 bar durante duas semanas para a realização das operações de limpeza.

Teste de pressão: Torre de craqueamento catalítico

Após a limpeza é necessário verificar a pressão dentro da torre de craqueamento catalítico. O ar é fornecido a uma temperatura de ponto de orvalho de -40°C e uma pressão de 8,5 bar para poder realizar este teste. É necessária uma gama de secadores de ar de adsorção – regenerados por ar e atendendo às seguintes características:

  • Ponto de orvalho de pressão: -40°C a -70°C;
  • Faixa de pressão: adaptada ao seu compressor;
  • Faixa de fluxo: adaptado ao seu compressor.

Atlas Copco Rental
Tel.: +361 925 778 163
aluguer.portugal@pt.atlascopco.com · www.atlascopco.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “Manutenção” nº148. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »