Produtividade, na verdadeira concepção da palavra, representa a forma como somos eficientes na conversão de produtos de entrada em produtos de saída. No que diz respeito a maquinaria, a melhor forma de consegui-lo, em qualquer operação de remoção de metal, consiste em reduzir o tempo de trabalho e eliminar o tempo de inatividade não programado e os resíduos. Faça mais produtos com um custo unitário inferior e irá melhorar os seus resultados.
Num artigo recente, abordei a forma como a seleção da configuração de rolamento correta para um eixo de centro de usinagem CNC pode otimizar o desempenho. A instalação incorreta ou a utilização do design e configuração de rolamentos errados podem aumentar significativamente o tempo de trabalho e podem provocar até a deterioração de toda a máquina.
Como continuação, este artigo irá abordar 8 fatores cruciais que podem ser otimizados com vista a maximizar a produtividade da maquinação.
Ciclo de trabalho
Quer se trate de um designer de eixos para máquinas-ferramentas num fabricante de equipamento de origem (OEM- Original equipment manufacturer), quer se trate de uma oficina de manutenção, reparação e inspeção, é bastante importante ter exigências da aplicação final ao selecionar um rolamento.
A seleção do rolamento começa com a definição do ciclo de trabalho para a máquina CNC durante a produção. O ciclo de trabalho inclui todas as operações de fresagem, perfuração, escareamento, rosqueamento ou qualquer outra no ciclo da máquina. O tempo de trabalho refere-se ao tempo que demora a efetuar essas operações.
Eric Faust
Especialista em engenharia de aplicações,
The Timken Company
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº156/157. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Rolamentos autocompensadores de rolos Schaeffler duram muito mais” da edição 141 da revista Manutenção;
- Artigo “Monitorização de rolamentos de baixa rotação através de ultrassons” da edição 140 da revista Manutenção;
- Dossier “Manutenção de Rolamentos” da edição 112 da revista Manutenção;
- Artigo “Instalar um rolamento com o novo aquecedor de indução portátil da SKF” da edição 142/143 da revista Manutenção;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Centro Ferroviário de Excelência da Timken
-
Prevenir a agitação de poeira em tanques e silos a granel com a Endress+Hauser
-
Perfil confiável de temperatura multiponto em unidades de hidroprocessamento
-
Operações sustentáveis da Henkel: ciclo integral da água
-
Heartbeat Technology: a medir a pulsação da sua medição – 1ª Parte