indústria 4.0

A Indústria 4.0 na manutenção

A Indústria 4.0 é já uma realidade na maioria das empresas em Portugal quer seja na aplicação de raiz em equipamentos novos..

A Indústria 4.0 é já uma realidade na maioria das empresas em Portugal quer seja na aplicação de raiz em equipamentos novos, quer na conversão dos mesmos para incluir tecnologia que permita a interligação aos sistemas atuais.

A manutenção de equipamentos é essencial para evitar paragens que podem causar custos de produção difíceis de compensar. Existem várias formas de fazer manutenção aos equipamentos instalados, no entanto, vamos centrar a nossa exposição na manutenção dentro da Indústria 4.0. É nesta perspetiva que este artigo visa esclarecer alguns pontos essenciais na manutenção de máquinas de forma preventiva ou predefinida.

Vamos centrar-nos num caso prático com um exercício que pode ser extrapolado para todos os equipamentos/máquinas. Para este caso podemos considerar como exemplo um movimento linear feito através de um cilindro pneumático, sem retorno por mola, que necessita de 2 sensores para indicar a sua posição – estendida e recolhida. Na maioria dos controladores de um equipamento que use este tipo de atuadores, apenas importa saber em que posição se encontra o cilindro de forma a atuar em conformidade nos diversos estados.

Equinotec – Soluções de Engenharia, Lda.
Tel.: +351 229 350 755 / 218 400 850
comercialnorte@equinotec.com · comercialsul@equinotec.com
www.equinotec.com
www.facebook.com/Equinotec
https://pt.linkedin.com/company/equinotec
www.instagram.com/equinotec.engenharia/

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “Manutenção” nº142/143. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Translate »