Revista Manutenção

case study

Sensores para monitorização condicionada de óleos

A Manutenção Preventiva Condicionada está subordinada a um acontecimento predeterminado que revela o estado de degradação de um bem. Trata-se de uma ferramenta muito eficaz que, sendo aplicável, deverá ser utilizada em qualquer sistema de manutenção integrada. Grande parte dos programas de Manutenção Preventiva Sistemática (intervenções segundo calendário pré-estabelecido) podem ser substituídos com vantagem por aquela ferramenta, reduzindo significativamente o número de avarias intempestivas e melhorando o planeamento e a programação das intervenções. Neste âmbito, surge a necessidade da utilização de sensores de medição da qualidade do óleo, como forma de automação de processos. O seu objetivo será a recolha de dados e consequente diagnóstico do funcionamento das linhas de produção.

ECAD a partir da nuvem: experiências iniciais com o EPLAN eBUILD

A utilização do EPLAN eBUILD permite aos projetistas elétricos colher os benefícios da engenharia baseada na nuvem. Isto inclui o facto de todos os envolvidos num projeto estarem sempre a trabalhar com a versão mais recente dos esquemas. Isto também simplifica a comunicação com os colegas próximos, bem como com os colegas de trabalho que instalam sistemas em todo o mundo. A empresa Pixargus, em Würselen, na Alemanha, foi uma das primeiras utilizadoras da solução de nuvem do EPLAN, e ficou completamente rendida.

Um guia rápido para opções de rolamentos seguros para alimentos para equipamentos de processamento de alimentos

As condições operacionais em fábricas de processamento de alimentos e bebidas representam desafios difíceis para os mancais de rolamentos (também conhecidas como “rolamentos montados”). Em geral, a umidade e a utilização de produtos químicos agressivos de limpeza e desinfeção criam um ambiente muito corrosivo para as peças metálicas.

Engenharia e produção inteligente: eficiência na construção de quadros elétricos

O ponto de partida começou há 5 anos: Eplan, Rittal e Phoenix Contact fundaram uma parceria tecnológica para a construção e fabrico de quadros elétricos – “Smart Engineering and Production 4.0”. O seu objetivo era a digitalização integrada dos processos de engenharia e produção. Hoje, essa visão tornou-se em soluções testadas e comprovadas que abrem um caminho de industrialização para as empresas. Essas soluções são utilizadas dia após dia e garantem um processo eficiente de criação de valor, enfatizando algo que vai desde a engenharia até ao fabrico, vendas e serviços: Sequência contínua dos dados, de início ao fim, com base numa única fonte garantem a total coerência do projeto.

Translate »