Depois de abordarmos o que é o facility management e quais são as suas áreas básicas, chegou o momento de explorar os 4 pilares que definem este tipo de gestão. Falamos na definição de processos eficazes, no apoio ao trabalhador, na integração tecnológica e na manutenção e melhoria dos equipamentos e instalações.
Definição de processos eficazes
Uma das funções de um facility manager passar por transformar as operações do local de trabalho em processos mais simples. A simplificação vai permitir a criação de processos padronizados que, por sua vez, vão dar origem a um funcionamento mais eficiente de cada departamento. Desta forma, o facility manager pode definir diretrizes que vão eliminar passos desnecessários.
Além disso, a simplificação dos processos, a longo prazo, irá reduzir a curva de aprendizagem e de adaptação de novos trabalhadores.
Este tema já foi abordado em artigos publicados na revista Manutenção. Tenha acesso a todos artigos de forma gratuita, para tal só tem que efetuar a Assinatura Digital e terá acesso a todas as edições.
Apoio ao trabalhador
Para além de assegurar o bom funcionamento e as boas condições das instalações e do equipamento, o facility management também deve dar prioridade ao bem-estar de cada funcionário, uma vez que ele é um dos ativos mais importantes da organização. Um funcionário que se sinta seguro e com condições para fazer o seu trabalho, vai ser, impreterivelmente, um ativo mais produtivo. Estas condições aplicam-se não só em termos de segurança física contra perigos prováveis, como incêndios, por exemplo, como também em conforto físico, como uma temperatura ambiente correta, e através do acesso aos equipamentos necessários para realizar o trabalho de forma eficaz.
Integração tecnológica
Este é um ponto extremamente importante, tendo em conta a Indústria 4.0, a digitalização e a transformação digital. Assim, a tecnologia pode ser integrada no facility management como um instrumento que potencia a eficiência através, por exemplo, da utilização de softwares de manutenção preventiva que permitem prever determinadas avarias ou que possibilitam a identificação de fugas.
Manutenção e melhoria dos equipamentos e instalações
Tal como o próprio nome indica, o facility management gira à volta da gestão das instalações, ou seja, envolve a manutenção tanto dos equipamentos/ património físico como das instalações da empresa. Isso pode implicar desde assegurar a realização de melhorias, reparações, modernizações e limpeza dos vários departamentos, até à construção de novas infraestruturas para acompanhar as necessidades da empresa. Aqui, é importante notar que cai também dentro da responsabilidade do facility manager a análise financeira de cada intervenção.
4 tendências do setor do facility management
Por sua vez, estes quatro pilares espelham-se em 4 tendências do setor do facility management:
1. Foco na experiência do funcionário
Cada vez mais, o bem-estar dos colaboradores é uma prioridade. Nesse sentido, tal como já referido anteriormente, criar um ambiente agradável é fundamental, seguindo a premissa de que o espaço físico pode influenciar positivamente a produtividade e saúde do funcionário. A utilização de espaços com iluminação adequada, temperatura agradável, limpos e com um design moderno, e a criação de espaços para troca de ideias e colaboração entre colaboradores são aspetos a considerar.
2. Adoção de tecnologia
Atualmente existem diversas tecnologias disponíveis, como os sistemas integrados de gestão empresarial, que as empresas podem utilizar para criar uma maior agilidade e inteligência nos serviços. Exemplos como Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial e Blockchain estão em alta, para a criação, gestão, armazenamento e transação de dados. Como tal, as empresas precisam de acompanhar o desenvolvimento das novas ferramentas e dominá-las, de forma a retirar partido delas e, assim, oferecer o melhor serviço a cada cliente.
3. Análise de dados
Tendo em conta a quantidade de dados que atualmente podem ser gerados e armazenados, a sua análise é essencial, sendo que, sem ela, os dados não agregam valor. A utilização de sistemas de gestão permite cruzar dados dos diferentes setores de negócio, facilitando a sua análise e a posterior identificação de áreas a melhorar.
Uma análise correta permite, numa primeira análise, aumentar a eficiência do negócio o que, por sua vez, vai possibilitar a redução de custo a longo prazo.
4. Sustentabilidade
Com as políticas de sustentabilidade a pesar cada vez mais na Indústria, as empresas procuram parceiros que partilhem da sua preocupação ambiental. Atualmente, a pegada ecológica de uma empresa vai para além dos seus próprios consumos, contabilizando também os dos seus fornecedores, por exemplo. Assim, no Facility Management esse fator também pesa na balança, na hora de escolher um determinado parceiro.
Saiba mais sobre facility management através dos dossiers já publicados na revista Manutenção dedicados à temática.
Outros artigos relacionados
- Artigo “O valor do Facility Management” da edição 148 da revista Manutenção;
- Artigo “O Estado da Arte do Facility Management em Portugal” da edição 156/157 da revista Manutenção;
- Artigo “Metodologia Facility Management aplicada ao Estádio do Dragão (1.ª parte)” da edição 121/122 da revista Manutenção;
- Dossier “Facility management” da edição 156/157 da revista Manutenção;
- Artigo “Facility Management de infraestruturas: o que é?” presente no blog da revista Manutenção;