Sistema de Suporte à Implementação da ISO 55001

Sistema de Suporte à Implementação da ISO 55001 – 1.ª Parte

O presente artigo refere-se a um projeto realizado em meio académico, mas validado em contexto empresarial, visando a implementação da família de normas ISO 5500X.

O setor industrial é cada vez mais competitivo. Progressivamente as empresas têm cada vez mais o desafio de se destacar entre os seus concorrentes. Uma opção para esta diferenciação é o acompanhamento, tanto na evolução tecnológica como na evolução da área de gestão, designadamente a de ativos físicos. Estas 2 áreas interligam-se através da convergência entre a Indústria 4.0, a evolução dos softwares de gestão e a transformação digital.

A gestão de ativos físicos é um tema que ganhou interesse no final do século XX, tendo sido amplificado no início do século XXI, quando foram criados documentos para a implementação de um sistema baseado neste conceito, inicialmente suportado nas PAS 55 e, posteriormente, na família de normas ISO 5500X (X=0,1,2), sendo esta mais adaptável à indústria atual.

As normas ISO 5500X são recentes e trazem benefícios endógenos, nas vertentes estratégica e estrutural e, de forma exógena, no prestígio, tanto interno como externo, da Organização, possibilitando às empresas que, ao obter um grau de certificação nesta família de normas, se destacam dos seus concorrentes. Isto propicia a otimização dos seus ativos, a racionalização de custos e a conformidade com os requisitos de segurança e qualidade.

O presente artigo refere-se a um projeto realizado em meio académico, mas validado em contexto empresarial, visando a implementação da família de normas ISO 5500X através da utilização de uma aplicação de apoio à Gestão de Ativos, Gestão da Manutenção e Transformação Digital.

Este projeto consistiu em verificar quais os requisitos da norma ISO 55001 que podem ser suportados através do CDM®– Complete Drive Management, desenvolvido pela empresa SEW-EURODRIVE.

Através da análise das normas ISO 5500X e, em particular, da ISO 55001, obteve-se uma visão geral dos requisitos suportados pelo CDM® ao nível da gestão de ativos físicos, visando a implementação desta norma num caso prático.

Introdução

Com o crescimento contínuo da concorrência industrial, as empresas estão sujeitas a uma maior exigência por parte de clientes, fornecedores, acionistas, entre outros. Para o sucesso das Organizações levantam-se novos desafios, nos quais se torna inevitável a revisão e melhoria contínua da eficiência dos seus processos de produção, organização e gestão.

(Figueiredo, J.)1,2, (Braga, D.)2, (Pinto, R.)2, (Farinha, T.)1, (Raposo, H.)1
1 Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
2 SEW-EURODRIVE

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº156/157. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »