Uma organização pode ter dificuldade em se manter competitiva
sem ter novas técnicas de gestão numa economia em constante mudança. Neste momento o mundo está a passar por uma fase mais crítica e desafiadora causada pelo Covid-19, o que tem feito com que as organizações tomem decisões diárias em função da evolução pandémica e das reações globais à mesma. Vamos aproveitar este período para analisar a nossa manutenção como um todo e clarificar o que podemos melhorar. A metodologia que vamos apresentar neste artigo será uma opção que pode seguir e implementar num pós-quarentena.
A RCM é uma metodologia que pode ser vista como uma ótima oportunidade para responder positivamente ao mercado competitivo que existe atualmente e em que as empresas têm de se manter atualizadas.
A implementação desta metodologia, que serve para otimizar as estratégias de manutenção de uma organização, irá impulsionar o aumento da produtividade da empresa, bem como impactará na sustentabilidade da mesma.
O presente artigo tem como objetivo dar a conhecer a metodologia RCM e como implementá-la na prática, apresentando ainda dados estatísticos resultantes de um inquérito efetuado a diversas empresas portuguesas e internacionais de diferentes setores.
Catarina Barros
Navaltik Management, Lda.
Miguel Massala
Mestrando em Engenharia e Gestão Industrial, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
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