qualidade

Qualidade de energia elétrica

O número de conversores eletrónicos de potência utilizados, sobretudo, na indústria, mas também…

O número de conversores eletrónicos de potência utilizados, sobretudo, na indústria, mas também pelo consumidores em geral, não pára de aumentar. Em resultado disso é possível observar uma crescente deterioração das formas de onda de corrente e tensão dos sistemas de potência.

Os prejuízos económicos resultantes deste e de outros problemas associados aos sistemas elétricos são muito elevados e, por isso, a questão da qualidade da energia elétrica entregue aos consumidores finais é hoje, mais do que nunca, objeto de grande preocupação.

Neste artigo será abordado o tema da análise e solução dos problemas relacionados com a qualidade da energia elétrica, na sua vertente mais clássica – perturbações causadas por sobretensões e subtensões, interrupções de serviço, entre outros – e, principalmente, no que diz respeito aos problemas causados pelos harmónicos, decorrentes da utilização de cargas não-lineares.

Júlio S. Martins, Carlos Couto, João Luiz Afonso
Departamento de Eletrónica Industrial
Universidade do Minho

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº124. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

artigo
ver artigo

Outros artigos relacionados

Translate »