redutor

Planeamento de ações de manutenção para redutores industriais em acionamentos de agitadores

Os redutores industriais (com engrenagens helicoidais ou cónicas) têm um amplo campo de aplicação em diversas…

Os redutores industriais (com engrenagens helicoidais ou cónicas) têm um amplo campo de aplicação em diversas atividades industriais. A correta manutenção destes equipamentos contribui significativamente para o aumento do seu tempo de vida útil. O planeamento das ações de manutenção de um redutor deve ser realizado tendo em conta a especificidade de aplicação, a intensidade de utilização prevista e as solicitações às quais os seus componentes estarão sujeitos em serviço.

A implementação de um sistema de manutenção preditiva com monitorização da condição apresenta vantagens funcionais e económicas para sistemas mecânicos rotativos. O planeamento das atividades de manutenção para redutores de engrenagens, no âmbito da manutenção preditiva com monitorização da condição, deve basear-se não só na recolha e análise das informações provenientes dos sensores, mas também em resultados de cálculo da vida útil teórica dos rolamentos e lubrificantes.

A utilização de redutores em agitadores é considerada uma aplicação severa. O artigo centra-se no planeamento das operações de manutenção para redutores que integram acionamentos de agitadores.

Por analogia com a Six Sigma Business Scorecard, a Manutenção Industrial Seis Sigma (Six Sigma Maintenance Scorecard) representa igualmente um processo de melhoria contínua, sem desperdícios, que permite analisar e melhorar o desempenho das atividades de manutenção com base nos níveis Seis Sigma, face aos objetivos previamente definidos, e delinear a posteriori as respetivas melhorias a adotar [2, 3, 4, 5, 6, 7].

Iolanda B. Faria, Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Helena V. G. Navas, UNIDEMI, Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
David F. N. Braga, SEW-EURODRIVE Portugal

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº114/115. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados