Revista Manutenção

redutor

Planeamento de ações de manutenção para redutores industriais em acionamentos de agitadores

O planeamento das ações de manutenção de um redutor deve ser realizado tendo em conta a especificidade de aplicação, a intensidade de utilização prevista e as solicitações às quais os seus componentes estarão sujeitos em serviço.

Os redutores industriais (com engrenagens helicoidais ou cónicas) têm um amplo campo de aplicação em diversas atividades industriais. A correta manutenção destes equipamentos contribui significativamente para o aumento do seu tempo de vida útil. O planeamento das ações de manutenção de um redutor deve ser realizado tendo em conta a especificidade de aplicação, a intensidade de utilização prevista e as solicitações às quais os seus componentes estarão sujeitos em serviço.

A implementação de um sistema de manutenção preditiva com monitorização da condição apresenta vantagens funcionais e económicas para sistemas mecânicos rotativos. O planeamento das atividades de manutenção para redutores de engrenagens, no âmbito da manutenção preditiva com monitorização da condição, deve basear-se não só na recolha e análise das informações provenientes dos sensores, mas também em resultados de cálculo da vida útil teórica dos rolamentos e lubrificantes.

A utilização de redutores em agitadores é considerada uma aplicação severa. O artigo centra-se no planeamento das operações de manutenção para redutores que integram acionamentos de agitadores.

Por analogia com a Six Sigma Business Scorecard, a Manutenção Industrial Seis Sigma (Six Sigma Maintenance Scorecard) representa igualmente um processo de melhoria contínua, sem desperdícios, que permite analisar e melhorar o desempenho das atividades de manutenção com base nos níveis Seis Sigma, face aos objetivos previamente definidos, e delinear a posteriori as respetivas melhorias a adotar [2, 3, 4, 5, 6, 7].

Iolanda B. Faria, Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Helena V. G. Navas, UNIDEMI, Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
David F. N. Braga, SEW-EURODRIVE Portugal

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº114/115. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »