manutenção com base

Otimização da manutenção com base num modelo de simulação dinâmica

A manutenção com base no risco, em inglês Risk Based Maintenance (RBM), é uma metodologia que tem por…

A manutenção com base no risco, em inglês Risk Based Maintenance (RBM), é uma metodologia que tem por objetivo identificar, quantificar e reduzir o risco de falha de ativos físicos através da adoção de políticas de manutenção adequadas. Torna-se então necessário selecionar as técnicas de manutenção mais eficazes na redução do risco de cada equipamento. Depois de selecionada a técnica e a sua periodicidade, a dificuldade passa por prever em que medida será reduzido o risco de falha inicialmente calculado.

No presente artigo é utilizada uma ferramenta de simulação dinâmica onde, através do conhecimento do risco de falha inicial, se consegue simular o impacto das técnicas de manutenção nesse mesmo risco. Quando o decisor introduz as técnicas de manutenção que julgue adequadas e a sua periodicidade, o modelo apresentará o risco esperado e o custo previsto da sua decisão.

Para alcançar o objetivo proposto foi utilizado um software de simulação dinâmica que permite simular o modelo criado num período de tempo conhecido.

João Santos
Área Departamental de Engenharia Mecânica – ISEL, Lisboa
CINAV – Centro de Investigação Naval, Marinha, Lisboa

José Sobral
Área Departamental de Engenharia Mecânica – ISEL, Lisboa
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval (CENTEC) – IST, Lisboa

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº133/134. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »