A manutenção baseada no risco, em inglês Risk Based Maintenance (RBM), é uma metodologia que tem por objetivo identificar, quantificar e reduzir o risco de falha de ativos físicos através da adoção de políticas de manutenção adequadas. Torna-se então necessário selecionar as técnicas de manutenção mais eficazes na redução do risco de cada equipamento. Depois de selecionada a técnica e a sua periodicidade, a dificuldade passa por prever em que medida será reduzido o risco de falha inicialmente calculado.
No presente artigo é utilizada uma ferramenta de simulação dinâmica onde, através do conhecimento do risco de falha inicial, se consegue simular o impacto das técnicas de manutenção baseada nesse mesmo risco. Quando o decisor introduz as técnicas de manutenção que julgue adequadas e a sua periodicidade, o modelo apresentará o risco esperado e o custo previsto da sua decisão.
Para alcançar o objetivo proposto foi utilizado um software de simulação dinâmica que permite simular o modelo criado num período de tempo conhecido.
Caso de estudo
Para validar o modelo construído e testar as decisões foi utilizado um caso de estudo. O sistema que serviu de caso de estudo foi a plataforma de um navio de guerra da Marinha Portuguesa, o NRP “Alvares Cabral”. Para
o efeito foram recolhidos os relatos de falhas dos sistemas do navio no período compreendido entre 01 de janeiro de 2010 e 01 de junho de 2015.
João Santos
Área Departamental de Engenharia Mecânica – ISEL, Lisboa
CINAV – Centro de Investigação Naval, Marinha, Lisboa
José Sobral
Área Departamental de Engenharia Mecânica – ISEL, Lisboa
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval (CENTEC) – IST, Lisboa
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