Oportunidades para melhorar o desempenho dos motores de indução trifásicos durante a sua reparação/rebobinagem

Neste artigo tecem‑se algumas considerações relativas à reparação/ rebobinagem de motores de indução…

Fernando J. T. E. Ferreira
Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituto de Sistemas e Robótica
Universidade de Coimbra

Resumo

Neste artigo tecem‑se algumas considerações relativas à reparação/ rebobinagem de motores de indução trifásicos, tendo em conta a atual transformação do mercado dos motores elétricos por força das novas Normas e Diretivas Europeias. São também indicadas várias formas de melhoramento do desempenho dos motores durante a sua reparação/rebobinagem através da alteração da configuração e de alguns aspetos construtivos dos enrolamentos estatóricos originais. É ainda descrito um programa informático para o projeto de enrolamentos trifásicos, de grande utilidade para os profissionais ligados à reparação/rebobinagem de motores elétricos.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº126/127. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

    De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

Download – Última edição

manutenção145

(Irá receber um email com o link de download.)