Metodologia Facility Management

Metodologia Facility Management aplicada ao Estádio do Dragão (1.ª parte)

A gestão de instalações assume atualmente uma importância significativa para as organizações…

A gestão de instalações assume atualmente uma importância significativa para as organizações. Devido aos custos associados à exploração e manutenção dos edifícios, a gestão das instalações não pode ser realizada de modo improvisado e casual. Apresenta-se neste artigo uma metodologia (Facility Management) para análise do desempenho do sistema de gestão de manutenção aplicada ao Estádio do Dragão, Porto, em Portugal.

Introdução

Das principais vantagens do modelo desenvolvido destacam-se a redução de custos, o aumento da eficiência energética e o planeamento a longo prazo da manutenção sendo que as principais desvantagens advém da, ainda pouca informação nesta matéria e pelo facto de não haver indicadores desenvolvidos apenas para estádios de futebol.

O levantamento dos dados utilizados no presente artigo foi realizados durante um estágio na PortoEstádio, que faz parte dos requisitos da unidade curricular DIPRE, para a obtenção do grau Mestre em Engenharia Civil.

Nuno Ribeiro, Departamento de Engenharia Civil, ISEP-IPP, Mestre em Engenharia Civil 2011/12
Ricardo Carvalho, PortoEstádio, SA, Departamento de Engenharia e Manutenção
José Pinto-Faria, Departamento de Engenharia Civil, ISEP-IPP

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº121/122. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »