Metodologia Facility

Metodologia Facility Management aplicada ao Estádio do Dragão (2.ª parte)

A gestão de instalações assume atualmente uma importância significativa para as organizações…

A gestão de instalações assume atualmente uma importância significativa para as organizações. Devido aos custos associados à exploração e manutenção dos edifícios, a gestão das instalações não pode ser realizada de modo improvisado e casual. Apresenta-se neste artigo uma metodologia (Facility Management) para análise do desempenho do sistema de gestão de manutenção aplicada ao Estádio do Dragão, Porto, em Portugal.

Avaliação do estado físico e funcional

A classificação para cada sistema Pn é dada numa escala de 0-100, e expressa por:

Pn = Cn*W(C)n + Fn * W(F)n + PMn * W(PM)n = 1

Cn é o atual estado do sistema; Fn são as falhas que afetam o serviço prestado pelo sistema e PMn refere-se às atuais atividades de manutenção preventivas e inspeções visuais levadas a cabo nos sistemas para manter um nível de serviço aceitável. W(C)n e W(PM)n referem-se ao peso da condição física , peso das falhas e peso da manutenção periódica para o sistema n.

Segundo Shohet [2] a determinação dos pesos parciais baseia-se nas avaliações das necessidade de mão-de-obra e material para a manutenção periódica e custos das falhas. A distribuição dos pesos está representada no Quadro A3.

A avaliação do atual estado físico dos vários elementos (Cn) do Estádio do Dragão foi realizado por três técnicos, com uma vasta experiência na área. Através de uma vistoria a vários pontos do Estádio, cada um dos técnicos preencheu uma Tabela com a seguinte escala de classificação: perigoso [0 a 20], mau [21 a 40], médio [41 a 60], bom [61 a 80] e excelente [81 a 100]

Nuno Ribeiro, Departamento de Engenharia Civil, ISEP-IPP, Mestre em Engenharia Civil 2011/12
Ricardo Carvalho, PortoEstádio, SA, Departamento de Engenharia e Manutenção
José Pinto-Faria, Departamento de Engenharia Civil, ISEP-IPP

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº123. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »