rebobinagem

Melhorar o desempenho dos motores de indução trifásicos durante a sua reparação/rebobinagem

Neste artigo tecem‑se algumas considerações relativas à reparação/ rebobinagem de motores de indução…

Neste artigo tecem‑se algumas considerações relativas à reparação/ rebobinagem de motores de indução trifásicos, tendo em conta a atual transformação do mercado dos motores elétricos por força das novas Normas e Diretivas Europeias. São também indicadas várias formas de melhoramento do desempenho dos motores durante a sua reparação/rebobinagem através da alteração da configuração e de alguns aspetos construtivos dos enrolamentos estatóricos originais. É ainda descrito um programa informático para o projeto de enrolamentos trifásicos, de grande utilidade para os profissionais ligados à reparação/rebobinagem de motores elétricos.

Ferramenta informática para reprojetar enrolamentos estatóricos trifásicos

Com vista a facilitar e agilizar o processo de reprojeto dos enrolamentos estatóricos de MIs, foi criado um programa informático BobiSoftvii (Figuras 17-20 e 24). Este programa permite ao utilizador projetar um enrolamento em menos de 10 minutos e verificar o impacto da otimização em termos de perdas por efeito de Joule, distorção harmónica da FMM no entreferro, valor do fluxo magnético no entreferro e fator de enchimento das ranhuras. O BobiSoft pode ser usado tanto pelos utilizadores dos motores para especificar o tipo de rebobinagem pretendida como pelos rebobinadores para reprojetarem novos enrolamentos.

Fernando J. T. E. Ferreira
Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituto de Sistemas e Robótica
Universidade de Coimbra

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “Manutenção” nº126/127. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »