Manutenção: erros, incerteza, controlo e calibração

Manutenção: erros, incerteza, controlo e calibração

Medir é uma atividade rotineira e indispensável para quem está envolvido na manutenção de infraestruturas, instalações e equipamentos (IIE) em qualquer área e ramo de atividade.

Controlar e calibrar equipamentos de medição são atividades que não podem ser ignoradas ou menosprezadas por quem tem a responsabilidade de gerir e/ou efetuar a manutenção de instalações, infraestruturas e equipamentos. Neste artigo clarificam-se as diferenças entre estas duas atividades e a de ajuste. São também apresentados os tipos de erro de medição, diferenciam-se estes da incerteza no resultado de medição e é feita a interpretação dos valores documentados num certificado de calibração.

Introdução

Medir é uma atividade rotineira e indispensável para quem está envolvido na manutenção de infraestruturas, instalações e equipamentos (IIE) em qualquer área e ramo de atividade. Porém, para decidir sobre a condição (aptidão para o desempenho da função) de uma tubagem/conduta, válvula ou depósito sob pressão, de um óleo lubrificante, de um rolamento ou para diagnosticar falhas num motor elétrico, apenas como exemplos, é necessário (imperativo) que seja assegurado o devido rigor, fiabilidade (confiança) e exatidão das medições efetuadas. Mas o que é que isto significa na prática?! Será que só podem ser utilizados equipamentos calibrados? Todos os equipamentos de medição têm de ser calibrados? É necessário calibrá-los periodicamente? Depois de calibrado um equipamento pode não estar apto para o fim pretendido? Para que é que serve um certificado de calibração? Um equipamento que sofre uma intervenção/reparação necessita de ser (re)calibrado antes de voltar a ser colocado em serviço? Estas perguntas pertinentes e frequentes enquadram-se no âmbito deste artigo e são exemplos daquelas às quais se dará aqui
resposta. Para o efeito são apresentados os tipos de erro no resultado de medição, o conceito de incerteza e feita a diferenciação entre Verificação, Controlo, Ajuste e Calibração de equipamentos de medição, além da interpretação dos valores documentados no certificado de calibração de um equipamento.

Nuno R. Costa
Departamento de Engenharia Mecânica
Instituto Politécnico de Setúbal-ESTSetubal
nuno.costa@estsetubal.ips.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº149. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »