Lean maintenance

LEAN MAINTENANCE (LM) Pensar lean na gestão da manutenção

Este artigo tem por objectivo fazer a introdução à Lean Maintenance (LM), definindo-a e identificando os principais…

Este artigo tem por objectivo fazer a introdução à Lean Maintenance (LM), definindo-a e identificando os principais elementos que a constituem. Os desafios que a LM coloca à Liderança e gestão das empresas são também considerados e são deixadas abertas as portas para as sub-áreas da LM (temas a tratar em futuros artigos).

Lean maintenance nem é um sub-termo do Lean Manufacturing ou actualização da designação TPM. É antes de mais um pré-requisito para o sucesso de uma organização lean. Este artigo explica como.

Apresentação

Muito se tem dito e escrito sobre Lean Manufacturing (produção magra) e as Lean Enterprises (organizações magras), de tal forma que poucos serão aqueles que nunca ouviram falar destes termos e dos conceitos que lhe estão associados. Mas quando se fala de manutenção, o que se entende por Lean Maintenance (LM)? Será um mero conceito dependente do Lean Manufacturing?

É uma actualização do TPM (The Productive Maintenance, manutenção produtiva total)? Ou o resultado natural da aplicação dos princípios e soluções lean à moderna Gestão da Manutenção? Para se perceber o que é LM é necessário proceder à sua definição, perceber os elementos que a constituem e as exigências e os desafios que ela levanta às organizações.

João Paulo Pinto
Comunidade Lean Thinking

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº106/107. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados