sistemas de produção

Introdução aos sistemas de produção (2.ª Parte)

Por uns momentos imagine como seria a vida onde, para além das famílias, não existisse mais nenhum tipo de grupos…

Por uns momentos imagine como seria a vida onde, para além das famílias, não existisse mais nenhum tipo de grupos organizados de pessoas para fornecer os produtos de que precisamos no dia‑a‑dia. Esta suposição apresentada por Dilworth (1992) pretende mostrar a importância das organizações nas nossas vidas.

Dinâmica da Produção

A dinâmica da produção diz respeito à forma como os diversos artigos fluem no sistema produtivo. Alguns dos aspectos dessa dinâmica podem ser mais facilmente entendidos se observarmos o que acontece num sistema de produção sem grande complexidade. O sistema de produção que vamos usar como base de estudo está representado na Figura 8. Temos 3 postos de trabalho sequenciais cujas taxas de produção são respetivamente de 30, 20 e 24 unidades do artigo por hora. Além dos postos de trabalho consideramos também espaços de armazenamento local antes de cada posto de trabalho e no final do sistema. Finalmente, consideramos que estes pequenos sistemas de produção em linha processa um único tipo de peça, (produto ou artigo).

Terminologia

Importa notar que a terminologia usada nestes textos não é nem pretende ser o padrão. É apenas um conjunto de termos que, na opinião do autor, são os mais adequados mas que nem sempre reúnem consenso entre a maioria dos académicos e dos profissionais dos diversos ramos da indústria. A terminologia usada na indústria varia muito com o tipo de indústria, com o seu passado, com as experiências passadas dos seus profissionais e com a influência dos seus fornecedores e clientes que, em muitos casos, são estrangeiros. De qualquer modo, é importante conhecer bem alguns conceitos base por forma a interpretar os termos usados por diferentes profissionais.

Dinis Carvalho
Departamento de Produção e Sistemas
Universidade do Minho

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “Manutenção” nº126/127. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados:

    Translate »